«

»

abr 30 2013

PESSIMISMO É GRAVE AMEAÇA AO BRASIL

 RENATO RIELLA

A arrecadação federal caiu 9,3% em março e isso desperta sinal amarelo em todas as cabeças pensantes do país.

Vale lembrar – e é difícil acreditar – que a grande crise econômica mundial de 2007/2008 resultou de um momento psicológico no qual as populações dos grandes centros mundiais achavam que tudo estava ruindo.

Havia graves problemas, mas o pessimismo generalizado piorou a situação.

No Brasil atual, as pessoas ainda não estão necessariamente perdendo renda, mas a notícia da volta da inflação e do crescimento quase zero do PIB (Produto Interno Bruto) levaram as mais diversas áreas à contenção de investimentos e de gastos.

Em Brasília, as diferentes formas de comércio reclamam da queda nas vendas. A área de imóveis, que vinha num boom artificial, está em crise. E muitos outros setores tentam entender o porquê de tudo isso.

Com mais essa notícia da queda de arrecadação, o Brasil tem mesmo é que torcer para a vinda rápida da Copa do Mundo, para distrair o povão. Há mesmo um clima de crise na cabeça das pessoas e o preço do tomate, sozinho, não é o culpado.

O culpado é a falta de liderança política, num país dominado por escândalos. Não dá para acreditar no Brasil neste momento.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você pode usar estas tags e atributos HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

*