«

»

ago 29 2019

PIB cresce 0,4% no segundo trimestre, diz IBGE

O Produto Interno Bruto (PIB) brasileiro cresceu 0,4% no segundo trimestre, na comparação com os três primeiros meses do ano, segundo divulgou hoje (29) o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

O resultado foi puxado, principalmente, pelos ganhos da indústria (0,7%) e dos serviços (0,3%). Já a agropecuária caiu 0,4%.

Embora reforce a leitura de fraqueza da economia brasileira em 2019, veio até um pouco acimado esperado e afastou o risco de entrada do país em uma ‘recessão técnica’, caracterizada por dois trimestres seguidos de retração do PIB.

O IBGE revisou a queda do primeiro trimestre de 2019. Ao invés da queda de 0,2%, o recuo foi de 0,1%.

“Na comparação com igual período de 2018, o PIB subiu 1,0%. No ano (primeiro semestre), a alta é de 0,7% em relação ao mesmo período do ano passado. No acumulado nos quatro trimestres terminados em junho de 2019 alcançou 1,0%, comparado aos quatro trimestres imediatamente anteriores”, informou o IBGE.

O PIB é a soma de todos os bens e serviços produzidos no país e serve para medir a evolução da economia.

Para o resultado fechado do ano, a expectativa dos analistas do mercado financeiro é de uma alta do PIB de 0,80%, ante um avanço que no início do ano era estimado em 1,3%, segundo dados do boletim Focus do Banco Central. Para 2020, a previsão de crescimento passou de 2,2% para 2,1%.

Com informações de G1

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você pode usar estas tags e atributos HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

*