«

»

nov 30 2018

PIB do Brasil cresce 0,8% no terceiro trimestre

O Produto Interno Bruto (PIB) brasileiro cresceu 0,8% no terceiro trimestre de 2018, na comparação com os três meses anteriores, divulgou hoje (30) o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).Em relação ao 3º trimestre de 2017, a alta foi de 1,3%.

Trata-se do melhor resultado trimestral no ano até o momento. Embora a economia tenha mostrado uma aceleração entre os meses de julho e setembro, a melhora se deve principalmente à fraca base de comparação com o trimestre anterior – cujo resultado foi fortemente afetado pela greve dos caminhoneiros no final de maio.

Os principais destaques do PIB:

  • Serviços: 0,5% – melhor resultado desde o 2º tri de 2017
  • Indústria: 0,4% – primeiro resultado positivo do ano
  • Agropecuária: 0,7%
  • Consumo das famílias: 0,6% – melhor resultado desde o 3º tri de 2017
  • Consumo do governo: 0,3% – 1ª alta após duas quedas seguidas
  • Investimentos: 6,6% – melhor resultado desde o 4º trimestre de 2009
  • Construção civil: 0,7%

O avanço no 3º trimestre também está ligado a motivos extraordinários como mudanças no regime de tributação no setor de óleo e gás (Repetro), que impulsionou a contabilização da importação de plataformas de petróleo como estoque de capital e influenciou significativamente para a alta dos investimentos.

O resultado incorporou também os dados revisados das contas nacionais dos últimos dois anos. No início do mês, o IBGE divulgou que a retração da economia em 2016 foi menor, de 3,3%, ante 3,5% divulgado anteriormente.

Com as revisões, crescimento do PIB em 2017 foi revisado de alta de 1% para avanço de 1,1%.

Fonte: G1

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você pode usar estas tags e atributos HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

*