«

»

out 15 2020

PL permite que parte da madeira da poda de árvores seja destinada a artesãos do DF

A Câmara Legislativa aprovou ontem (14) projeto de lei que destina parte da madeira resultante das podas de árvores feitas pela Novacap aos artesãos do Distrito Federal. Proposto pelo deputado Rafael Prudente (MDB), o PL nº 595/2019 foi aprovado em dois turnos e redação final e agora vai à sanção do governador Ibaneis Rocha.

Uma emenda da deputada Júlia Lucy (Novo) fixou o percentual de até 30% do estoque de madeira para as associações credenciadas ou inscritas no Registro Distrital do Artesanato.

Com relação aos valores da matéria-prima, o texto estabelece que o preço terá como referência o último leilão realizado, de lenha e madeira resultante de poda e remoção de árvore em logradouros públicos, sob responsabilidade da Novacap.

“São troncos de árvores, toras, galhos e raízes que agora serão utilizados para o desenvolvimento artesanal da nossa cidade”, afirmou Rafael Prudente. “O artesanato é um setor da economia cujo crescimento possui alto potencial de geração de trabalho e renda, merecendo uma política de desenvolvimento sustentável voltada para o setor e associada a projetos sociais e de desenvolvimento turístico”, completou.

O deputado Chico Vigilante (PT) elogiou a iniciativa: “Esse é um projeto da mais alta importância. Sabemos da dificuldade dos artesãos para adquirir madeira, que é um material básico para seus trabalhos”. E arrematou: “O ideal seria que o governo encaminhasse um projeto prevendo a doação dessa madeira”.

Com informações de Ascom/CLDF

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você pode usar estas tags e atributos HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

*