«

»

abr 06 2013

PMDB GARIMPA NOMES PARA DISPUTAR A ELEIÇÃO

 RENATO RIELLA

 Escrevi aqui que o PMDB está sem quadros para disputar a eleição de 2014. Só tem o federal Pitiman (que pode sair do partido) e os distritais Rôney Nemes e Robério, sendo este calouro em política, tendo assumido em substituição a Benício, que perdeu o mandato.

Rôney, que é antigo no partido, me telefonou para contestar essa afirmação e afirmar que a corrida eleitoral de 2014 já começou para o PMDB.

Segundo ele, o partido está organizando uma nominata  (relação de possíveis candidatos) para disputar as vagas da Câmara Legislativa.

“A composição é estudada milimetricamente para que o partido possa eleger o maior número possível de deputados distritais”, disse ele.

Estão envolvidos diretamente na construção dessa nominata o vice-governador Tadeu Filippelli (presidente do PMDB-DF) e o próprio  Rôney Nemer, que já confirmou através deste BLOG que entrará na briga por uma vaga na Câmara Federal.

Rôney explica que o partido tem buscado novos nomes com o intuito de recuperar a representatividade de legislaturas anteriores. É verdade: o partido perdeu nomes como Eurides e Benício, por exemplo.

Entre especulações, namoros e casamentos, o PMDB já conta com o nome do atual deputado Robério Negreiros como candidato a reeleição. 

Georgeano Trigueiro, atual chefe de gabinete do deputado Rôney, também deverá disputar uma das vagas para a Câmara Legislativa. Georgeano acumula a experiência de ter sido administrador do Recanto das Emas e diretor-geral da Agência de Fiscalização do GDF, a Agefis.

O atual administrador do Recanto das Emas, Stênio Pinho, é nome certo nas fileiras do partido de Filippelli. Stênio já disputou o cargo nas eleições de 2006 e obteve mais de seis mil votos.

Alguns rostos conhecidos da população carimbaram passaporte para as fileiras peemedebistas. É o caso do ex-governador Wilson Lima, que vai encarar outra vez a disputa por uma vaga no Legislativo local. Tem eleitorado certo no Gama.

Outro veterano, que espera retomar espaço na política, é o ex-deputado Agnaldo de Jesus. Ele foi secretário de esportes do GDF.  Agnaldo, antes indicado pela Igreja Universal, acabou preterido por sua sigla (PRB) na última eleição e espera agora recuperar a votação expressiva que teve em 2006. Deve contar ainda com votos dos “fieis”.

Entre as novas apostas do partido está João Dias do Bem. Funcionário de carreira da Secretaria de Saúde e líder comunitário em Ceilândia, o novo peemedebista já inicia seu discurso explicando que nada tem a ver como o ilustre homônimo conhecido por declarações polêmicas e acusações, o soldado trapalhão João Dias, que jogou R$ 150 mil para cima numa invasão ao Palácio do Buriti.

Sindicalista e também líder comunitário na região do setor Sol Nascente, Goudim é outro nome já testado nas urnas que agora integra os quadros do partido.

Com tantos nomes distribuídos em todas as cidades e segmentos da sociedade, o PMDB sonha em ocupar seis cadeiras da Câmara Legislativa em 2014. É um projeto ambicioso, mas que é construído a cada dia nos gabinetes de Rôney e Filippelli.

É esperar para ver. Na verdade, a política do DF perdeu tantos nomes expressivos, que tudo é possível. Vai depender de trabalho e dinheiro.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você pode usar estas tags e atributos HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

*