«

»

mar 31 2018

Polícia mata homem negro “armado” com celular na Califórnia

Um rapaz negro foi morto a tiros no quintal de sua casa pela polícia de Sacramento, capital da Califórnia, depois de os guardas presumirem que ele estava armado. No entanto, Stephon Clark, de 22 anos, segurava apenas um celular.

Um vídeo da operação que resultou na morte de Clark foi divulgado pelo Departamento de polícia. Clark estava na casa dos avós, onde morava. No total, o jovem foi alvo de 20 disparos.

Os policiais haviam recebido uma denúncia de que um homem havia quebrado várias janelas de carros na área e que se escondera em um quintal. Ao chegar ao local, os agentes consideraram Clark suspeito e o perseguiram. A perseguição e a morte foram gravadas de um helicóptero e também pelas câmeras instaladas nos uniformes dos policiais.

O vídeo mostra Clark correndo e buscando abrigo em seu quintal. Os policiais gritam: “Mostre suas mãos!” e, em seguida: “Arma, arma, arma!”.

A lente em infravermelho no helicóptero conseguiu registrar os disparos, que são vistos como lampejos brancos. Clark imediatamente foi ao chão.

“Os agentes acharam que o suspeito estava apontando uma arma de fogo para eles. Depois de uma busca exaustiva, os investigadores na cena não encontraram arma alguma. A única coisa achada com o suspeito foi um celular”, explicou o comunicado.

Os dois agentes estão temporariamente suspensos, e uma investigação foi aberta. A morte de Clark  traz de volta à tona um debate recorrente sobre abusos policiais contra americanos negros, que representam uma grande parcela no número de civis mortos pelas forças de segurança.

Foto: Reprodução/Polícia de Sacramento

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você pode usar estas tags e atributos HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

*