«

»

jun 22 2013

POR QUE NÃO QUEREM DISCUTIR OS GRANDES TEMAS?

RENATO RIELLA

É muito desonesto! Fiquei acordado até agora para ver um Globo Repórter que discutiria as razões dos protestos de rua no Brasil. Mas o que vi foi um programa policial, um festival de depredações. A Globo me enganou.

O chamado vandalismo é parte ínfima do movimento de rua e ocorre pela omissão dos governos, que deveriam focar a vigilância policial nos grupos de arruaceiros. Se as equipes de TV conseguem acompanhar o quebra-quebra, por que a Polícia nunca chega?

A Globo, a presidente Dilma e os governadores fogem da abordagem dos temas graves.

Por exemplo, o povo repudia os 30 partidos existentes no Brasil. É preciso reconhecer isso. Pesquisas anteriores mostram que somente uma parte ínfima dos brasileiros têm preferência partidária.

Essas siglas são falsas, não têm programas definidos e vivem dominadas, geralmente, por pelegos, com pouco ou quase nenhum voto.

Estamos na fase em que os donos de partidos vendem posições, antes das eleições, ficando ainda mais ricos. Todo mundo (inclusive a presidente Dilma) sabe disso. A própria Justiça Eleitoral está cansada de saber que os partidos são marcas de aluguel, onde pessoas de destaque da comunidade não têm espaço.

Esta é uma questão que deveria ter sido discutida no Globo Repórter. Em vez disso, surgem críticas aos manifestantes porque não deixaram os petistas, de bandeiras vermelhas, participarem dos protestos.

Os petistas, valendo-se da CUT, têm grande estrutura para realizar eventos, até com trios elétricos. Por que não convocam passeatas próprias, bem instaladas? Porque, nesse momento, não conseguiriam reunir massa expressiva. Tentaram se aproveitar do movimento dos jovens anônimos e foram literalmente queimados em praça pública.

Dilma precisa abrir a discussão sobre a reforma partidária. Uma medida saudável seria criar barreiras pelas quais o Brasil se restringiria a cinco ou seis partidos, os quais seriam obrigados a registrar na Justiça Eleitoral propostas programáticas bem claras sobre saúde, educação, segurança, juros, transportes, direitos humanos, etc.

Na verdade, interessa a todos os que estão no poder essa triste realidade partidária. Mas o povo cansou.

Os partidos acabaram e não perceberam isso.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você pode usar estas tags e atributos HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

*