A cidade do Rio de Janeiro passa a exigir comprovante de vacinação contra a Covid-19 para a entrada em cinema, academia, estádio e outros estabelecimentos de uso coletivo. A nova medida começa a partir do dia 1° de setembro.
A mudança foi publicada hoje (27) no Diário Oficial do município. O prefeito do Rio, Eduardo Paes (PSD), publicou quatro decretos sobre relacionados à pandemia da Covid-19. Três têm a ver com a comprovação da vacinação.
Esse comprovante pode ser a carteira de vacinação digital do ConecteSUS ou um papel timbrado da Secretaria Municipal de Saúde. As pessoas que tomaram apenas a primeira dose e esperam pela segunda também precisam mostrar que ainda não chegou a sua vez.
“Estamos tentando fazer com que as pessoas se vacinem. Infelizmente, tem gente que não está tomando. Vamos, aos poucos, criando dificuldades para aqueles que não se vacinaram e protegendo quem já se vacinou. A vacina é a melhor forma para vencer essa pandemia”, disse o prefeito.
Confira onde vão exigir o comprovante de vacinação:
- academias de ginástica, piscinas, centros de treinamento e de condicionamento físico e clubes sociais;
- vilas olímpicas, estádios e ginásios esportivos;
- cinemas, teatros, salas de concerto, salões de jogos, circos, recreação infantil e pistas de patinação;
- atividades de entretenimento, exceto quando expressamente vedadas;
- locais de visitação turísticas, museus, galerias e exposições de arte, aquário, parques de diversões, parques temáticos, parques aquáticos, apresentações e drive-in;
- conferências, convenções e feiras comerciais.