Vencedor do Premio Olhar Brasília – 1º lugar categoria profissional — Foto: Francisco Saldanha
O Prêmio Olhar Brasília, em sua segunda edição,vai reunir fotografias feitas pelos moradores apaixonados pelo “quadradinho”. A premiação comemora os 60 anos da capital, celebrados em abril.
As inscrições, gratuitas, vão até o aniversário da capital, no dia 21 de abril. As fotografias podem ser feitas por qualquer pessoa e, até mesmo, com o celular.
A premiação terá cinco categorias. Cada pessoa poderá participar apenas de uma categoria e com uma única foto.
Para uma das criadora do projeto, a jornalista Marcia Zarur, “trata-se de uma oportunidade de não deixar passar em branco o aniversário de Brasília, diante da pandemia do coronavírus”.
“Em época de coronavírus, é maneira segura e lúdica de ocupar o tempo e espalhar belas imagens pelas redes sociais. Estamos precisando de pausas na tensão que a pandemia está provocando.”
A jornalista explica que ninguém precisa sair de casa para participar do concurso. “As fotos não têm que ser inéditas e não precisam ser recentes”, aponta.
O Prêmio Olhar Brasília de Fotografia faz parte do movimento “Mexeu com Brasília, Mexeu Comigo”, lançado em junho de 2017 como um manifesto de valorização e defesa da capital. Promovido pelo site Olhar Brasília e o prêmio tem o apoio da Globo e não tem fins lucrativos.
Ele é dividido em cinco categorias: Memória,P&B,Cor,Júri Popular e Brasília 60 anos
Na categoria “Memória”, a ideia, segundo a organização, é incentivar a participação de imagens históricas e significativas do acervo familiar dos brasilienses.
“Poderão concorrer na categoria ‘Memória’, todos os tipos de fotos, inclusive, aquelas que são guardadas em álbuns de família.”
Na “P&B”, valem só fotografias em preto e branco. Para “Cor”, as fotos coloridas.
Na categoria “Júri popular”, as imagens serão escolhidas pelo público, na página oficial do Olhar Brasília no Facebook. J
á “Brasília 60 anos” é uma categoria exclusiva para os registros dos fotojornalistas.
Com informações de G1