«

»

nov 07 2018

PREPARE-SE PARA DEIXAR DE COMER CARNE ANIMAL ATÉ 2050

ETHEVALDO SIQUEIRA (com Le Monde)

Fiz a tradução automática (sem muita revisão) desta interessante matéria de Le Monde de hoje, 07-novembro-2018, que começa com a pergunta: “Preparados para deixar de comer carne de gado até o final do século?”

O jornal diz que, por volta de 2050, mais da metade da carne, dos laticínios e dos ovos em países de alta renda não deverá ser de origem animal.

Até o final deste ano, você poderá entrar em um restaurante e encontrar frango criado a partir de células dessa ave em um biorreator, em vez de um animal.

O que deve ser feito para substituir completamente a carne de pecuária? Em um novo livro, The End of Animal Farming (La fin de l’élevage d’animaux), “O Fim da Agricultura Animal”, Jacy Reese, diretor de pesquisa e co-fundador do Instituto Sentience, um (think tank) grupo de reflexão sem fins lucrativos, diz que isso é algo que poderia acontecer até o fim do século.

As pessoas estão cada vez mais conscientes do gigantesco impacto ambiental da produção de carne e dos problemas associados às fazendas industriais, explica Reese. E nos últimos tempos se torna cada vez mais viável substituí-lo. “Temos acesso à tecnologia de alimentos e à infraestrutura comercial”, diz ele

Gigantes de carne como Cargill e Tyson estão investindo em start-ups, como Memphis Meat, que criou o primeiro bolinho de carne crescido em laboratório em 2016. De seu lado, a Beyond Meat vende um hambúrguer baseado em plantas hiper-realistas no açougue dos supermercados Whole Foods. Da mesma forma, Richard Branson, que investiu em startups neste campo, diz que acha que toda a carne pode ser “limpa” ou produzida a partir de plantas dentro de três décadas.

Isso exigiria mais incentivos dos Estados, explica o autor. “Se apenas um governo decidiu torná-lo um dos mais importantes problemas tecnológicos, da mesma forma que quando as energias renováveis foram colocadas na frente do palco, pudemos ver o progresso tecnológico realmente, Muito rápido. Novas políticas-como os impostos sobre a carne, que alguns governos já consideraram, também podem acelerar a política de aceleração de substituições.

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você pode usar estas tags e atributos HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

*