«

»

set 14 2018

Presidente da Academia Taguatinguense de Letras é homenageado na CLDF

Os 32 anos da Academia Taguatinguense de Letras (ATL), considerada patrimônio cultural, material e imaterial do  DF desde 2013, foram celebrados em sessão solene no plenário da Câmara Legislativa hoje (14).

Na solenidade, o presidente da ATL, Gustavo Dourado, foi homenageado com o Título de Cidadão Honorário de Brasília.

Autor do pedido de homenagem, o deputado Raimundo Ribeiro (MDB) disse que: “Gustavo tem feito um trabalho extraordinário por nossa cidade, mantendo acesa a luz da cultura no DF”.

A Academia Taguatinguense de Letras promove atividades de incentivo ao hábito da leitura e conta com o maior acervo de livros de autores do DF.

Em sua sede, na CNB 01, Área Especial 1 de Taguatinga, há duas bibliotecas comunitárias que abrigam mais de sete mil livros de escritores do Planalto Central. E a história da entidade se entrelaça com a do escritor, professor e produtor cultural Gustavo Dourado.

O novo cidadão honorário de Brasília nasceu no interior da Bahia e mora na capital federal há 40 anos. Autor de diversos livros, Dourado ganhou destaque na literatura de cordel, tendo publicado centenas de folhetos e tendo virado objeto de estudos em universidades no Brasil e no exterior. Uma das produções do escritor é o livro “Cordelos”, um apanhado de 57 cordéis dedicados a grandes nomes da literatura brasileira e mundial.

O escritor agradeceu a homenagem e a presença das dezenas de pessoas que se reuniram no evento. Em seu discurso, ele lembrou a participação em diversos eventos culturais nas últimas décadas, como na 1ª Feira do Livro de Brasília, há 30 anos. Ele destacou, ainda, que vai passar a integrar, a partir da próxima semana, a Academia Brasileira de Literatura de Cordel.

Foto: Rinaldo Morelli

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você pode usar estas tags e atributos HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

*