«

»

dez 27 2016

PRESIDENTE DA CÂMARA FEDERAL SERÁ ELEITO EM 2 DE FEVEREIRO

A eleição para o cargo de presidente da Câmara Federal e dos demais integrantes da Mesa Diretora foi marcada para o dia 2 de fevereiro.

Esta escolha é especial, pois o eleito poderá assumir a Presidência da República ainda no primeiro semestre de 2017, por três meses, caso o Tribunal Superior Eleitoral casse a chapa Dilma-Temer.

No caso da cassação, o presidente da Câmara, como presidente da República interino, convocará eleição indireta a ser feita no Congresso Nacional;

Além da presidência da Casa, mais dez cargos estarão em disputa: duas vice-presidências, quatro secretarias e quatro suplências de secretaria. A Mesa Diretora tem a atribuição de dirigir os trabalhos legislativos e os serviços administrativos da Câmara.

O prazo para o registro das candidaturas termina às 23h do dia 1º de fevereiro.

Na última sexta-feira (21), o atual presidente da Câmara, Rodrigo Maia, disse que só deverá decidir se irá concorrer à reeleição, para um mandato de dois anos, no mês de janeiro, após avaliações políticas com o seu partido e deputados.

Na opinião de Maia, não há impedimento legal para que ele entre na disputa, pois não está escrito na Constituição que quem cumpre mandato-tampão não pode ser candidato à reeleição. Maia foi eleito para o cargo após a renúncia de Eduardo Cunha (PMDB-RJ).

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você pode usar estas tags e atributos HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

*