«

»

jan 30 2018

Presos algemados nas mãos e pés não deve se repetir, diz Moro

 

Quando deixcabral algemadoou o Rio, no mês passado, o ex-governador Sérgio Cabral, que estava preso na cadeia pública José Frederico Marques, zona norte da capital fluminense, chegou algemado, nas mãos e nos pés, ao Instituto Médico Legal (IML) de Curitiba, onde passou por exame de corpo de delito, antes de seguir para o Complexo Médico Penal (CMP), em Pinhais.

A cena chamou a atenção e levou o juiz Sérgio Moro, responsável pela Lava Jato em primeira instância, a pedir esclarecimentos à Polícia Federal sobre o procedimento.

“[…] em conduções anteriores de presos no âmbito da Operação Lava Jato, inclusive de Sergio de Oliveira Cabral Santos Filho, vinha a Polícia Federal evitando o uso de algemas em pés e mãos. Não raramente presos foram conduzidos até mesmo sem algemas”, argumentou Moro no despacho.

Além disso, em ofício enviado ao desembargador João Pedro Gebran Neto, do Tribunal Regional Federal da 4ª Região (TRF-4), Moro destacou que o fato não deve se repetir. O ex-governador entrou com pedido de habeas corpus no tribunal contra a transferência.

No ofício, enviado no último dia 26, de acordo com informações de O Globo, Moro ainda afirmou que espera a manifestação do Ministério Público Federal (MPF) e da defesa a respeito dessa explicação antes de proferir uma decisão definitiva.

“Então, parece bastante improvável que episódio equivalente se repita, salvo talvez em circunstâncias muito excepcionais”, escreveu Moro.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você pode usar estas tags e atributos HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

*