A previsão dos analistas de instituições financeiras para a inflação este ano no Brasil continua a subir. No sexto ajuste seguido, a projeção para o Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) passou para 7,56%.
Para 2017, a estimativa sobe por quatro semanas consecutivas. Desta vez, passou para 6%, de acordo com o boletim Focus, do Banco Central (BC).
ECONOMIA PODE CAIR 3,21% EM 2016
Além de inflação alta, as instituições financeiras projetam retração da economia em 2016. A estimativa para a queda do Produto Interno Bruto (PIB), a soma de todos os bens e serviços produzidos no país, piorou pela terceira vez seguida, ao passar para 3,21%.
Para 2017, as instituições financeiras esperam por uma recuperação da economia, mas a projeção de crescimento está cada vez menor. No terceiro ajuste seguido, a estimativa de expansão foi alterada para 0,60%.
A projeção para a retração da produção industrial este ano passou para 4%. Em 2017, o setor deve se recuperar, com projeção de crescimento de 1,5%, a mesma há duas semanas.