«

»

nov 14 2013

Prisão dos reus do Mensação valoriza a República

É simbólico que o Brasil comemore a Proclamação da República no momento em que o Supremo Tribunal Federal decide prender os réus do Mensalão, coisa que muita gente não acreditava.

Os mandados de prisão estão sendo emitidos pelo STF quase sete anos depois da Justiça ter aceitado a denúncia.

O número de réus que começarão a cumprir a pena não está definido, mas deverão ser pelo menos 15, estando em dúvida seis réus.

Entre os que deverão ter a ordem de prisão decretada estão o ex-ministro-chefe da Casa Civil José Dirceu, o ex-presidente do Partido dos Trabalhadores (PT), José Genoino, o ex-tesoureiro do PT Delúbio Soares e o operador do esquema financeiro, o publicitário Marcos Valério de Souza.

De acordo com as deliberações do STF,  dez dos réus poderão ter revistas algumas das penas a que foram condenados  nos crimes em que tiveram a seu favor quatro votos do plenário do Supremo. Nestes casos, as decisões definitivas só deverão ser conhecidas no próximo ano. Esta é a situação, por exemplo, de José Dirceu, já que a sua condenação por formação de quadrilha a 2 anos e 11 meses de cadeia poderá ser revista.

Agora, o “número dois” do governo Lula no seu primeiro mandato começará a cumprir a pena de 7 anos e 11 meses por corrupção, em regime semiaberto.

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você pode usar estas tags e atributos HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

*