«

»

jul 15 2013

PROGRAMAÇÃO DO PAPA FRANCISCO PODE SURPREENDER

Este resto de mês será dominado pela visita ao Brasil do Papa Francisco, que desembarca na próxima semana no Rio de Janeiro para a Jornada Mundial da Juventude (JMJ). Ele ficará no Brasil de 22 a 28 deste mês. É a primeira viagem ao exterior do Papa e marcará o estilo de um papa franciscano..

Francisco será recebido pela presidente Dilma Rousseff, pelo governador do Rio de Janeiro, Sérgio Cabral, pelo prefeito da capital fluminense, Eduardo Paes, pelo arcebispo do Rio, dom Orani João Tempesta, e pelo arcebispo de Aparecida e presidente da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), dom Raymundo Damasceno Assis. O Papa ficará hospedado na residência do Sumaré e fará os deslocamentos em helicóptero.

A visita ao santuário de Aparecida, no estado de São Paulo, será de apenas algumas horas, no dia 24. O Papa celebrará missa, pela manhã, no Santuário Nossa Senhora Aparecida. Francisco ganhará de presente uma imagem em cedro de Nossa Senhora Aparecida, de 40 centímetros, do artista plástico mineiro Paulo Henrique Pinto, conhecido como Sodêm.

No dia 25 (quinta-feira), Francisco visitará a comunidade da Varginha, no Complexo de Manguinhos, na zona norte do Rio de Janeiro, que foi pacificada. O papa fará uma celebração na Igreja São Jerônimo Emiliano, abençoará o novo altar e oferecerá um presente à comunidade (espera-se que seja algo surpreendente).

Em seguida, irá ao campo de futebol, onde a comunidade estará reunida. No meio do caminho, o papa deve parar e visitar a casa de uma família. Muitas surpresas podem ser esperadas.

A primeira celebração na JMJ do papa será no dia 25, na  Festa da Acolhida, na Praia de Copacabana. Francisco abençoará os jovens. No dia seguinte (26), Francisco conversará com cinco detentos, no Palácio São Joaquim, que é a residência oficial do arcebispo do Rio. Do balcão do palácio, às 12h, o papa rezará a oração do Angelus.

Alguns dos cartões-postais do Rio serão vistos do alto pelo papa. Ele vai sobrevoar o Cristo Redentor e o Corcovado no caminho da sua residência no Sumaré, na zona norte do Rio. O Papa irá também participar de um evento com jovens, na área campestre denominada Campus Fidei.

Na celebração no Campus Fidei, haverá a Liturgia da Palavra, com testemunhos e perguntas de cinco jovens ao papa. Francisco responderá e, em seguida, fará a celebração, acompanhado com orações e cantos, troca de presentes e benção. Os jovens dormirão no Campus Fidei, esperando a missa do dia seguinte.

A última missa do papa será no dia 28, às 10h, em Guaratiba. Na ocasião, Francisco anunciará o país que vai sediar a Jornada Mundial da Juventude em 2014. À tarde, ele tem uma série de compromissos com os organizadores do evento. A previsão é que o papa deixe o Rio rumo a Roma por volta das 19h, tornando-se inesquecível para os brasileiros.

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você pode usar estas tags e atributos HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

*