«

»

dez 04 2013

PROJETO DA COPA EM BRASÍLIA É O MAIS TRANSPARENTE DO BRASIL

Brasília é a cidade com maior índice de transparência nos investimentos relacionados à Copa do Mundo, segundo dados divulgados pelo Instituto Ethos. O DF obteve 77,26 pontos, ficando à frente de Porto Alegre, que recebeu 71,82 pontos, e Belo Horizonte, com 70,33 pontos.

Esse dado fortalece a iniciativa do governador Agnelo Queiroz, que assumiu a responsabilidade de reconstruir o Estádio Mané Garrincha com 72 mil lugares, ao custo de R$ 1,5 bilhão. Parecia uma loucura, mas a ocupação tem sido intensa, não só em jogos, mas também em outras atividades promocionais, entre as quais grandes shows.

O estádio de Brasília ainda desperta a esperança de abrir a Copa. Mas, se isso não acontecer, haverá na cidade pelo menos um jogo da Seleção Brasileira e o total de sete partidas do certame.

 

PESQUISA MEDE TRANSPARÊNCIA

E PARTICIPAÇÃO NAS OBRAS DA COPA

Os Indicadores de Transparência, umas das ações do projeto “Jogos Limpos Dentro e Fora dos Estádios”, são uma ferramenta que permite medir a transparência e os canais de participação da população em relação aos investimentos públicos para a realização da Copa do Mundo de 2014.

A pontuação de Brasília nos Indicadores de Transparência do Instituto Ethos atesta avanços do GDF nesse quesito em 2013. O maior exemplo foi a implantação do Portal Transparência na Copa.

A página traz informações sobre recursos investidos, licitações, contratos e execução financeira das ações implementadas pelo GDF para o mundial de futebol do próximo ano. Além do Estádio Nacional de Brasília Mané Garrincha, outras ações nas áreas de mobilidade urbana, turismo e segurança, por exemplo, são divulgadas no site.

A avaliação do Instituto Ethos ocorre em duas dimensões: Informação e Participação. No primeiro aspecto, são avaliados itens como Informação (no qual Brasília obteve 74.73 pontos), Conteúdos Disponíveis (70,16 pontos), Portal Internet (86,94 pontos) e Outros Canais (62,5 pontos).

No quesito Participação, são analisados os itens Participação, Audiências Públicas e Ouvidoria. Nos três, Brasília obteve a nota máxima: 100 pontos.

Enquanto Brasília obteve o índice 77,26, houve cidades com resultados horríveis e índices baixíssimos, como: Natal, 12,21; Salvador, 19,48; e Fortaleza, 23,14. São Paulo, cidade que pretende abrigar o jogo de abertura da Copa, obteve apenas o índice 38,15 e notoriamente está enfrentando problemas graves na construção do estádio Itaquerão.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você pode usar estas tags e atributos HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

*