«

»

abr 16 2014

Projeto limita presença de cachorros nos parques

Foi aprovado na Câmara Legislativa um projeto que limita a presença de cães nos parques do DF, votado em primeiro e segundo turnos, prestes a ser sancionado pelo governador Agnelo Queiroz.

Se depender do projeto da então deputada Luzia de Paula (PEN), cachorros de qualquer porte que forem levados a esses espaços públicos devem ser conduzidos somente por maiores de 18 anos e devem ficar em locais isolados e cercados, com coleiras e focinheiras.

Na justificativa do projeto de lei, apresentado em 2011, a então distrital alega que “é preciso zelar pela segurança das pessoas frequentadoras das áreas públicas”. “Vez ou outra, nos deparamos com notícias dando conta que cães atacaram pessoas no interior dos parques públicos, sobretudo no Parque da Cidade”, destaca trecho do texto.

Em caso de descumprimento de qualquer uma das regras, a multa é de pelo menos R$ 100 (valor a ser atualizado).

HÁ MESMO MUITOS ABUSOS

Este BLOG tem mostrado que os cães ocupam espaço indevido nos parques do DF, especialmente no Parque da Cidade, onde cachorros de todo tipo circulam livres, levados por donos que não respeitam a integridade dos demais frequentadores de espaços públicos.

Há recomendação inclusive em placas, exigindo focinheira para os animais, mas praticamente ninguém cumpre a determinação pública.

Há casos de cães que mordem ciclistas ou corredores. Cachorros fazem cocô nas pistas de caminhada. Bicicletas não podem circular com segurança porque há cães soltos, correndo de forma perigosa nas pistas. E muitos outros inconvenientes.

Nos parques há amplos gramados, que podem ser usados pelos donos de cachorros para soltar seus animais, mas estes preferem desfilar ostentando animais de estimação que incomodam e assustam outros usuários dos espaços de lazer.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você pode usar estas tags e atributos HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

*