«

»

maio 14 2014

PROJETO TENTA EVITAR MORTES EM PISCINAS

A Câmara Federal está em fase de aprovação de um projeto muito importante, de nº 1.162/2007, que disciplina a prevenção de acidentes em piscinas.

O deputado Darcísio Perondi (PMDB-RS), no seu relatório sobre este projeto, propõe a obrigatoriedade de instalação de sistemas de parada de emergência da bomba, além de tampas antiaprisionamento ou não bloqueáveis nos drenos e ralos de fundo em todas as piscinas: privadas, coletivas e públicas.

Essas tampas evitam o turbilhonamento e o enlace de cabelos, bem como a sucção de outros membros do corpo humano ou objetos como roupas e acessórios.

Perondi apresenta regras para a construção, funcionamento e manutenção das piscinas em todo o país, bem como a presença de quarda-vidas em piscinas coletivas e públicas.

O Brasil lidera o ranking de afogamentos no mundo. Em 2008, segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), foram 6.800 casos – últimos números disponíveis. Só entre crianças de 0 a 14 anos, aconteceram mais de 1.800 mortes no País.

Muitos desses casos aconteceram dentro de piscinas, provocados principalmente pela sucção de ralos. No Brasil, o afogamento é a segunda maior causa de mortes entre crianças de até três anos de idade.

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você pode usar estas tags e atributos HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

*