«

»

abr 17 2013

QUATRO MILHÕES POR MÊS PARA MANTER ESTÁDIO

 RENATO RIELLA

 Um grande estádio custa R$ 4 milhões por mês para a sua manutenção. Este dado surge agora, quando o governo do Rio lança edital para privatizar o Maracanã, com licitação provavelmente a ser ganha pelo consórcio Odebrecht/Eike Batista.

Como se vê no Maracanã, há quem queira aceitar o desafio. No DF, o Estádio Garrincha deve ter custo nesse nível ou acima disso, mas o governador Agnelo Queiroz já me disse, algumas vezes, que há empresas até internacionais interessadas em assumir a administração e o empreendimento da chamada “arena de shows e jogos”.

No momento, a grande fofoca é o adiamento da inauguração do Estádio Garrincha para 18 de maio, quando haverá a partida final do Candangão (campeonato de futebol do DF), provavelmente a ser disputada pelo Brasília (time do Alcoforado) e o Brasiliense (do Luiz Estevão).

Não há hipótese de que o nosso estádio não esteja pronto para a Copa do Mundo, até mesmo porque já deverá ser usado agora, em junho/julho deste ano, na Copa das Confederações.

Nesse ponto, o governador Agnelo Queiroz dá mais sorte do que o então governador Joaquim Roriz, que disputou (e ganhou) a eleição de 2002 sem conseguir entregar a Ponte JK, que não foi concluída a tempo pelo consórcio Via/JC. Só depois de reeleito Roriz conseguiu concluir essa ponte e por isso disputou um difícil segundo turno com Geraldo Magela.

É quase certo que Agnelo disputará a reeleição em 2014 tendo o estádio como sua principal obra, depois da realização de sete jogos da Copa do Mundo em Brasília. É um grande trunfo político. Mas deve se preocupar, desde já, com a discussão sobre esses R$ 4 milhões por mês para manter o empreendimento e para que o estádio não seja chamado de elefante branco (de Elefante Branco basta o colégio pioneiro do DF, que vive pessimamente conservado, por sinal).

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você pode usar estas tags e atributos HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

*