«

»

ago 29 2019

QUEM ESPECULOU COM A FALSA QUEDA DO PIB PRECISA SER PRESO

A Polícia Federal precisa investigar quais foram os bandidos, inclusive da imprensa, que vazaram dados falsos do IBGE nas últimas semanas, afirmando que o Brasil estava em regime de recessão técnica.

Alguém ganhou com isso, não só politicamente, mas também nos graves reflexos de mercado, ao tentar fraudar o crescimento do PIB, que seria negativo (mas não foi).

A possível recessão técnica do Brasil repercutiu lá fora e abalou investimentos no nosso país – que não é uma Argentina.

Isso é grave. Não sejamos românticos em pensar que as coisas impactantes acontecem na economia por ingenuidade. Foi golpe armado, passível de apuração e investigação.

Conheço muito tudo isso.

Nos anos de 2007 a 2010, fui editor/diretor do BroadCast Político do Estadão, baseado em Brasília, com pequena equipe de consultores de alto nível. A gente deu um show de seriedade na extinção da CPMF e na crise financeira de 2008, grandes temas do momento.

Antes de assumir no BroadCast, a convite do diretor João Bosco Rabelo, tive de assinar termo de compromisso assegurando que nunca faria manipulação de informações que pudessem influir nas especulações financeiras do Brasil.

A gente tinha muito cuidado. Mesmo nas análises prospectivas, toda a equipe procurava demonstrar fontes e pesquisas feitas.

Agora vejo importantes veículos (inclusive GloboNews) falando abertamente de uma recessão técnica que não houve. Deviam ser presos.

A título de informação, publico dados do PIB nos trimestres dos três últimos anos, incluindo 2019:

2017 —–Primeiro trimestre———- +1,6%

Segundo trimestre——— +0,2%

Terceiro trimestre———- +0,1%

Quarto trimestre————+0,3%

2018—-Primeiro trimestre———- + 0,6%

Segundo trimestre——–  -0,1%

Terceiro trimestre———  +0,5%

Quarto trimestre———-   +0,1%

2019—-Primeiro trimestre——–    -0,1%

Segundo trimestre——-    +0,4%

 

Como vimos, estamos na média dos últimos anos, com tendência de recuperação.

(RENATO RIELLA)

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você pode usar estas tags e atributos HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

*