«

»

jun 26 2018

Rede pública de saúde oferece Laya Yoga em Planaltina

Os pacientes do Centro de Práticas Integrativas de Planaltina (Cerpis) estão participando da Laya Yoga, modalidade oriental que acaba de ser implantada no Sistema Único de Saúde, fazendo do DF a primeira e única unidade da Federação a oferecer a metodologia na rede pública.

No primeiro dia de prática, cerca de 30 pessoas participaram da atividade promovida pelo Cerpis. Homens e mulheres, de todas as idades, se entregaram ao relaxamento.O objetivo da Laya Yoga é levar o praticante a um estado de relaxamento profundo, muito parecido com o estado de sono REM.

“A Laya trabalha com conteúdos do subconsciente e inconsciente. A pessoa não precisa reviver traumas para chegar a eles e a prática atua no relaxamento profundo”, explica a técnica de enfermagem com especialização em psicologia e facilitadora da atividade, Rosane Natividade.

Segundo ela, apesar de a prática ser livre para qualquer pessoa, ela é muito benéfica para quem tem doenças psicossomáticas, como fibromialgia, ansiedade e insônia.

“Depois de participar, o praticante aprender a olhar os problemas sob outro ponto de vista. Antes de iniciar a ioga, ensinamos técnicas de respiração correta, porque respirar ajuda a oxigenar as células e a pensar melhor”, diz Natividade.

Ela explica que, para quem nunca praticou ioga, o começo pode parecer difícil, mas, ainda assim, prazeroso.

A prática de Laya Yoga é realizada no Cerpis toda quinta-feira, sempre a partir das 15h. Quem quiser participar, basta chegar à unidade, localizada ao lado do Hospital Regional de Planaltina, levando um colchonete e uma manta.

“Se quiser, pode trazer uma almofadinha também.  São itens que permitirão à pessoa se sentir mais confortável para relaxar mais facilmente”, orienta Natividade.

A prática tem duração aproximada de uma hora. Começa com treino de respiração, parte para o relaxamento com música e orientação da facilitadora. Termina com três mantras, tocados em um instrumento chamado escaleta, que ajuda a retornar ao estado de vigília.

Foto: Mariana Raphael, da Agência Saúde

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você pode usar estas tags e atributos HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

*