«

»

maio 16 2013

RENAN PARARÁ O RELÓGIO ANTES DA MEIA-NOITE

 RENATO RIELLA

 Os leitores do BLOG já devem conhecer a história da MP dos Portos, que o anárquico deputado Garotinho apelidou de MP dos Porcos.

A presidente Dilma Rousseff mandou uma reforma dos portos ao Congresso Nacional por medida provisória – e não por projeto de lei, como seria justo.

A Câmara Federal rebelou-se contra essa prática e não aprovou a MP, que na verdade caduca hoje. Se, amanhã, essa medida provisória não estiver aprovada pela Câmara Federal e pelo Senado, deixará de existir e a reforma dos portos terá de começar do zero.

Numa pressão anormal, os deputados federais passaram a noite de ontem e a madrugada debatendo e votando essa MP, numa sessão que durou 40 horas – e acabaram aprovando a matéria, desfigurada e contrária aos próprios interesses originais do Palácio do Planalto.

A MP chegou ao Senado no meio do dia de hoje, para ser votada em poucas horas, quando a regulamentação determina que deve ser discutida, pelo menos, durante dois dias. Isso será uma grande transgressão, se ocorrer como alguns preveem.

Como as coisas já estão muito erradas mesmo, se chegar perto da meia-noite sem a conclusão da votação, o presidente do Senado, Renan Calheiros, pode recorrer a um truque muito antigo em casas legislativas: é só parar o relógio às 23h45m de hoje. Simples assim!

O folclore político indica que, em eras passadas, isso acontecia. Com o relógio parado, o dia seguinte não chegava nunca, até que a votação fosse feita, entrando a votação nos anais como ocorrida às 23h45m. Tudo muito desonesto.

Só tem um problema: antes não existia TV Senado. Como parar o relógio com milhares de pessoas assistindo o golpe baixo pela telinha?

Assim, creio, Renan vai dar um jeito de aprovar a MP daqui a pouco, nem que precise transformar o plenário do Senado numa Boate Kiss brasiliense. Lembram-se dela?

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você pode usar estas tags e atributos HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

*