«

»

out 24 2017

Reservatórios domésticos de água não suportam rodízio de dois dias, diz especialista

images (39)A Companhia de Saneamento do Distrito Federal (Caesb) entregou para a Agência Reguladora de Águas, Energia e Saneamento (Adasa), ontem (23), plano de ampliação do racionamento de água em Brasília. Diante do possível cenário de até 48 horas sem fornecimento, brasilienses passaram a questionar se as caixas d’água instaladas são suficientes para o período.

O especialista em saneamento e meio ambiente Adauto Santos disse que um reservatório básico, de cerca de 500 litros, “não consegue suportar todos esses dias de falta de água”. Para ele, o modelo acabará penalizando a população de baixa renda do DF – que não tem condições de ampliar a estocagem.

“A população de baixa renda costuma consumir até 10 metros cúbicos [10 mil litros] de água. Usa a água apenas para as necessidades. São os consumidores que menos gastam. Essa população não tem condição financeira para comprar mais reservatórios.”

O professor de manejo de bacias hidrográficas da Universidade de Brasília, Henrique Leite Chaves, afirmou que, apesar da preocupação, a população do DF não pode pensar apenas no abastecimento de suas próprias casas, mas “na água de todos”. “O barco é o mesmo ”.

“Mais caixas d’água diminuem a chance de ficar sem água, porém aumentam o consumo de água. E nós atingimos 9% no Descoberto . As medidas adotadas pelo governo não estão erradas. O que está errado é o ‘timing’ em que elas foram incorporadas.”

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você pode usar estas tags e atributos HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

*