«

»

fev 14 2020

Rio de Janeiro tem morte causada por sarampo; amanhã é o Dia D de Vacinação no país

Resultado de imagem para vacina sarampo

A Secretaria de Estado de Saúde do Rio de Janeiro confirmou na noite de ontem (13) a primeira morte causada por sarampo no estado após mais de uma década com a doença erradicada. A secretaria não revelou idade, sexo ou local no qual essa pessoa morreu.

Já foram confirmados, 89 casos de sarampo no Rio de Janeiro só em 2020, cerca de um terço do número registrado em 2019. A expectativa é que aproximadamente 10 mil pessoas sejam diagnosticadas com a doença neste ano em todo Estado.

O Ministério da Saúde agendou para amanhã (15) o Dia D da vacinação contra o sarampo. Segundo representantes da pasta, o público alvo são jovens de 5 a 19. A expectativa do Governo Federal é vacinar mais de três milhões de pessoas entre 10 de fevereiro e 13 de março.

Em entrevista coletiva para anunciar a campanha de vacinação, o ministro da Saúde, Luiz Henrique Mandetta, pediu a colaboração de pais e responsáveis na imunização, em especial, de crianças, grupo de risco da doença.

“É importante que as pessoas entendam as consequências de não se vacinar contra o sarampo, que é um vírus de alta transmissibilidade […] e letalidade, principalmente em crianças.

O sarampo é uma doença grave que pode deixar sequelas por toda a vida ou causar o óbito. A pessoa com sarampo pode apresentar mal-estar geral, febre, manchas vermelhas que aparecem no rosto e vão descendo por todo o corpo, tosse, coriza e conjuntivite.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você pode usar estas tags e atributos HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

*