«

»

nov 07 2012

royalties do pré-sal! que pré-sal?

RENATO RIELLA

A imprensa dá hoje destaque à votação na Câmara Federal do projeto relativo aos royalties do petróleo, sem lembrar que tudo isso se refere à produção do Pré-Sal, ainda sem previsão nem perspectiva.

Não adianta discutir os rendimentos de um projeto que não saiu do sonho. É como dividir os ovos de uma galinha que não chegou ao galinheiro.

O certo é que destaca-se hoje nos jornais que, com a rejeição de todos os destaques que pretendiam modificar o texto aprovado pelos deputados, a Câmara concluiu a votação do projeto de lei do Senado que trata da redistribuição dos royalties do petróleo para estados e municípios.

Com isso, foi dispensada a votação da redação final e o presidente da Câmara, deputado Marco Maia (PT-RS), anunciou que a matéria segue agora para sanção presidencial, podendo ter parte vetada pela presidente Dilma.

Com a queda do texto do relator na Câmara, Carlos Zarattini (PT-SP), que previa 100% dos recursos dos royalties para a educação no âmbito dos governos federal, estaduais e municipais, o presidente da Comissão de Educação da Casa, deputado Newton Lima (PT-SP), disse que também cai a vinculação dos recursos dos royalties à educação.

“Com a derrota do texto de Zarattini, cai a vinculação dos royalties à educação. Perde o nosso país e as futuras gerações”, lamentou o deputado. Mas na verdade essa perda só poderá ser contabilizada quando o Pré-Sal virar realidade. Por enquanto, é só palavra no papel.

A realidade de hoje é que a Petrobras vive momento difícil e prevê-se que, no próximo ano, em vez de entrarmos na OPEP (Organização dos Países Produtores de Petróleo), vamos importar combustível, saindo da condição privilegiada de país auto-suficiente em petróleo.

A Petrobras está passando por profundo processo de reestruturação interna. O governo não admite, mas as administrações anteriores foram desastradas. Espera-se que, sob a inspiração de Dilma Rousseff, a empresa possa voltar a dar boas notícias ao país.

E a melhor notícia será a viabilização do Pré-Sal. Quanto a esta, no entanto, não há luz no fundo do túnel ainda.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você pode usar estas tags e atributos HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

*