RENATO RIELLA
Os jornais devem sair comedidos amanhã, mas este BLOG é todo explosão e pode dizer: desistam de prender José Dirceu e companheiros.
Acreditava-se que a presidente Dilma tinha nomeado dois ministros de linha diferente para o Supremo Tribunal Federal, mas os novatos Roberto Barroso e Teori Zavescki estão atuando na linha do anterior, nomeado por Lula, Ricardo Lewandowski.
Assim, o BLOG pode dizer que amanhã, na sessão do STF das quintas-feiras, o presidente Joaquim Barbosa será derrotado e os ex-presos terão um longo fim de semana para comemorar.
Explico, para quem não acompanha bem, que desde terça (ontem) está sendo julgado o chamado embargo infringente, que passa a ser mais conhecido do que impedimento em futebol.
Trata-se de recurso que permite ao STF fazer novo julgamento daquele réu que, embora condenado, teve pelo menos quatro votos a seu favor.
Parte dos ministros acha que esse tipo de embargo não existe mais na legislação atual. Mas o BLOG pode dizer, com quase 100% de certeza, que amanhã a maioria vai aceitar o recurso do embargo infringente, levando o caso “para as calendas”, como comentou hoje o ministro Gilmar Mendes.
Calendas, nessa situação, significa dizer que as celas especiais em construção pelo GDF não terão presos à altura para serem usadas.
É pizza? Cada um prove para ver o sabor.
Acreditei que os dois nomeados por Dilma seriam diferentes e até escrevi isso no BLOG há dois dias. Mas, não! Jogam no time daqueles mais ligados ao PT e estão possibilitando que o placar do STF seja invertido a favor de Dirceu-Genoíno-Delúbio-etc.
Quando a população entender o que está acontecendo, o desgaste da candidata Dilma será grande. Se a oposição souber usar bem este fato (a libertação de Dirceu e companhia), a política pode ter novos rumos no Brasil.
Mas será que existe oposição?