«

»

jan 15 2020

Secretaria de Cultura quer retomar edital “Áreas Culturais” do FAC

A Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Distrito Federal (Secec) pretende retomar o edital “Áreas Culturais”, do Fundo de Apoio à Cultura (FAC), segundo informações obtidas com exclusividade pelo G1.

O certame previa a destinação de R$ 25 milhões a 269 projetos de música, teatro, dança, artes plásticas e cultura popular aprovados em abril do ano passado, mafoi cancelado no mês seguinte.

Agora, cerca de nove meses após a divulgação do resultado final, a intenção é que os pagamentos sejam executados no primeiro semestre deste ano – sem prejuízos no orçamento de 2020.

novo secretário de Cultura, Bartolomeu Rodrigues, convocou uma coletiva de imprensa hoje (15)para tratar do FAC.

O cancelamento do edital “Áreas Culturais” foi um dos principais motivos de embate entre a classe artística do Distrito Federal e o ex-secretário de Cultura, Adão Cândido. Em manifestações, representantes do movimento disseram que o FAC estava “ameaçado”.

Na época em que a decisão foi anunciada, o argumento era de que o edital havia sido lançado pela gestão passada, do ex-secretário Guilherme Reis, “sem que houvesse dinheiro em caixa”. A Secretaria de Cultura também cogitou o cancelamento do edital “Audiovisual”, mas voltou atrás.

A proposta do GDF, então, era destinar parte da verba do FAC “Áreas Culturais” à reforma do Teatro Nacional, para reabrir a sala Martins Penna no aniversário de 60 anos de Brasília. Para isto, seria criada uma nova linha de editais.

A intenção, porém, foi questionada pelo Ministério Público do Contas do DF, que interpretou “desvio de finalidade” por ser função exclusiva do Fundo de Apoio à Cultura o “fomento” – sendo, portanto, inviável a destinação destes recursos para reformas ou reparos estruturais.

caso foi parar no Tribunal de Contas do DF, que acabou congelando os R$ 25 milhões do edital até que uma decisão final fosse tomada pela corte.

G1 questionou o tribunal sobre o andamento do processo diante da nova orientação da Secretaria de Cultura, mas não obteve resposta até a publicação desta reportagem.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você pode usar estas tags e atributos HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

*