«

»

set 23 2020

Secretaria de Justiça e Cidadania do DF abre inscrições para casamento comunitário

Noivinhos para bolo de casamento: 70 modelos para você se inspirar

Estão abertas as inscrições para o casamento comunitário do Distrito Federal. O evento, promovido pela Secretaria de Justiça e Cidadania (Sejus), vai permitir que 40 casais oficializem a união.

A ação visa a isentar custos de cartório, consolidar famílias de baixa renda que recebem até dois salários mínimos, estimular o protagonismo social e promover os direitos humanos, como a proteção jurídica.

“Muitos casais não têm condições de arcar com as despesas de um casamento, e sabemos que esta é a realização de um sonho. Então, vamos celebrar a união e estimular os votos de confiança, lealdade e parceria para a vida no Distrito Federal”, afirma a secretária da pasta, Marcela Passamani.

O edital, publicado no Diário Oficial do DF, ressalta que para evitar a disseminação do novo coronavírus as inscrições devem ser realizadas pela internet até o dia 5 de outubro, por meio de um formulário a ser disponibilizado no site da Sejus.

A cerimônia está marcada para 6 de dezembro, em local a ser definido pela pasta. Os casais participantes vão passar por um processo seletivo on-line de avaliação de documentos, encontro para fortalecimento de vínculo e ensaio geral da celebração.

Para concorrer a uma das vagas, os interessados devem apresentar:

 *   Carteira de identidade (cópia)
*   Cadastro de Pessoa Física (cópia)
*   Foto 3×4 de cada um dos noivos
*   Comprovante de residência
*   Comprovante de renda (até dois salários mínimos de renda total)
*   Preencher o formulário no site da Sejus
*   Se divorciado, apresentar a certidão de casamento com averbação do divórcio
*   Se viúvo, cópia da certidão de óbito do falecido
*   Declaração de Veracidade dos Documentos Registro Digital
*   As testemunhas deverão ser maiores de 18 anos, apresentar cópias do RG, CPF, endereço e consignar número de contato telefônico.

Serão feitos dois encontros preliminares com a participação dos casais, em que o primeiro será para tirar dúvidas e o segundo, para ensaio geral do casamento comunitário.

A secretaria é responsável por subsidiar a cerimônia da união civil, assim como os valores das taxas de cartório, cabelo e maquiagem dos casais, por meio de parcerias com a iniciativa privada.

Devido a pandemia de Covid-19, o casamento vai seguir todas as recomendações e normas sanitárias para o combate e prevenção do novo coronavírus, enquanto valer o Decreto nº 40.475, de 28 de fevereiro de 2020, que declara situação de emergência no Distrito Federal.

Para mais informações, os interessados devem procurar a Secretaria pelo endereço eletrônico subdhir@sejus.df.gov.br, ou pelos telefones 3213-0688/ 3213-0685.

Com informações de Agência Brasília

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você pode usar estas tags e atributos HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

*