«

»

mar 25 2020

Secretaria de Saúde compra 5,5 milhões de comprimidos para tratar diabetes

Em falta desde agosto do ano passado nos depósitos centrais da Secretaria de Saúde (SES), o medicamento Gliclazida 60mg, necessário para o tratamento da diabetes, finalmente chegou.

A primeira remessa, com aproximadamente 5,5 milhões de comprimidos, já se encontra disponível na secretaria. Mais entregas serão feitas ao longo dos meses, para abastecer a rede pública de saúde até o próximo ano.

Os remédios foram armazenados no galpão da pasta que abastece toda a rede de Atenção Básica de Saúde do Distrito Federal.  A partir de amanhã (26), as unidades básicas de saúde (UBS) de todo o DF começam a receber o Gliclazida 60mg para, então, dispensarem à população.

“Os processos da secretaria têm evoluído muito, no sentido de garantir dignidade aos pacientes, incluindo os diabéticos, e esse medicamento supre toda a rede de Atenção Básica para as cerca de 600 equipes de Saúde da Família do DF”, destacou o secretário de Saúde, Francisco Araújo, durante inspeção feita no galpão para da SES. “Faremos sempre essas visitas, para que seja assegurado o abastecimento e, assim, a secretaria garanta saúde de qualidade na Atenção Básica.”

O secretário também lembrou que outras medidas já têm sido adotadas para reforçar os atendimentos e serviços ofertados. “Nos próximos dias, estaremos consistindo mais de 100 equipes de saúde que não estavam completas em regiões como Ceilândia, que ganharão novos médicos”, disse. “O fortalecimento da Atenção Básica, porta de entrada dos usuários na rede pública, é a grande solução para o sistema de saúde do DF”.

A subsecretária de Logística da Secretaria de Saúde, Mariana Rodrigues, explica que novos pedidos têm sido feitos para abastecer o estoque de medicamentos voltados a diabéticos e demais pacientes com doenças crônicas.

“A ideia é que, em vez de entregar medicamentos para eles utilizarem ao longo de um mês, seja entregue o suficiente para dois a três meses”, relatou. “Para isso, precisamos ter o estoque bem abastecido. Estamos fazendo novos pedidos e recebendo mais material, para que os pacientes não precisem retornar às unidades com tanta frequência.”

Além disso, a SES também aprovou uma circular para prorrogar a validade das receitas médicas, como a da Gliclazida, para até 240 dias. “Nesse período, os usuários não precisam voltar no médico para renovar a prescrição”, explicou a subsecretária.

Os pacientes diabéticos que necessitam da Gliclazida 60mg devem buscar o remédio na UBS mais próxima de suas residências. Eles precisam levar uma prescrição médica válida, o cartão de Saúde e um documento de identidade.

Nesta semana também chegaram ao estoque da Atenção Básica de Saúde 2.746.350 unidades de fitas glicêmicas para uso domiciliar de pacientes diabéticos. Os insumos estão disponíveis nas UBS para a população.

“Com as fitas, mais a Gliclazida, abastecemos a rede para esses pacientes terem a assistência adequada. Já estamos também com um novo processo em andamento, para que, até o fim deste ano, continuemos as compras sem interrupções”, informou a diretora de Logística da SES, Manuela Leite.

Com informações de Secretaria de Saúde/Agência Brasília

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você pode usar estas tags e atributos HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

*