«

»

jul 29 2019

Secretaria de Saúde quer acelerar atendimento a pacientes com catarata

A Secretaria de Saúde do Distrito Federal firmou um contrato com quatro clínicas particulares de oftalmologia para atender s pacientes com indicação para cirurgia de catarata.

Atualmente, 2,5 mil pessoas aguardam pela operação na rede pública de saúde local. Segundo a pasta, serão oferecidas inicialmente 1,6 mil vagas. O encaminhamento para a cirurgia é feito pela central de regulação da Secretaria de Saúde.

O contrato foi firmado com as clínicas Oftalmed, Clínica de Olhos João Eugênio, CBV e Hospital de Olhos do Gama, onde os atendimentos e as cirurgias serão realizados. A validade da contratação é de um ano, prorrogável por mais 60 meses.

Os primeiros 80 pacientes foram atendidos na sexta-feira (26) e devem começar a ser operados na próxima semana.

A catarata é uma lesão ocular que atinge e torna opaco o cristalino – lente presente no olho, que absorve a luz e permite a formação da imagem. A doença tem evolução lenta, e e pode atingir apenas um olho inicialmente.

A cirurgia é o único tratamento para a catarata. O objetivo da operação é substituir o cristalino danificado por uma lente artificial que recupera a função perdida.

Com informações de G1

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você pode usar estas tags e atributos HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

*