«

»

jan 12 2018

Secretaria de Saúde recebe 57 refrigeradores para armazenar medicamentos

A Secretaria de Saúde do DF recebeu 57 refrigeradores, de 220 previstos, para armazenamento de medicamentos termolábeis – produtos sensíveis à temperatura.

“Esses medicamentos precisam ser acondicionados de forma especial. Os novos refrigeradores são próprios para o armazenamento e vão garantir a boa qualidade dos produtos, pois têm controle de temperatura. Assim que forem cadastrados no patrimônio da pasta, os equipamentos serão distribuídos para todas as farmácias da rede pública de saúde”, explicou a gerente de Assistência Farmacêutica Especializada, Julia Moreira.

A previsão é que eles sejam enviados às farmácias a partir de fevereiro – entre elas, a unidade no Gama inaugurada em novembro do ano passado. Os novos refrigeradores estão guardados no Almoxarifado Central do Parque de Apoio. Há dois tipos de equipamentos: um menor, de 340 litros, orçado em R$ 12.014 cada, e um maior, de 490 litros, no valor de R$ 16,3 mil. Eles foram adquiridos por meio de licitação por menor preço.

A expectativa é que os outros 163 refrigeradores cheguem, ao longo deste ano, nas demais unidades de saúde, incluindo as de Componente Especializado da Assistência Farmacêutica, popularmente conhecidas como farmácias de alto custo. Hoje, os medicamentos termolábeis são guardados em geladeiras comuns, rotineiramente inspecionadas para a verificação da qualidade do armazenamento.

Com os novos refrigerados, a Secretaria de Saúde possibilita um acondicionamento mais adequado aos produtos sensíveis à temperatura.

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você pode usar estas tags e atributos HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

*