«

»

ago 20 2019

Secretário de Educação do DF é exonerado

O secretário de Educação do Distrito Federal, Rafael Parente, publicou em sua conta no Twitter que foi exonerado pelo governador, Ibaneis Rocha (MDB).

Na postagem, às 22h34 de ontem (19), ele fala em ter recebido um “favor” e diz que “não voltaria atrás”.

No lugar dele, assume o secretário do Trabalho, João Pedro Ferraz dos Passos. A exoneração de Parente e a nova nomeação ao cargo devem ser publicadas no Diário Oficial do DF nos próximos dias.

“Eu dei a minha palavra de que não atropelaríamos a vontade das comunidades escolares”, disse o ex-secretário.

O anúncio de Rafael Parente ocorreu horas após a polêmica envolvendo as escolas que não aprovaram a gestão compartilhada com a Polícia Militar – das cinco unidades que votaram nesse fim de semana, duas rejeitaram o modelo (CEF 407 de Samambaia e Gisno, na Asa Norte).

Na ocasião, Ibaneis disse que implementaria o modelo “de qualquer jeito” e que “quem votou contra foi justamente a parcela que não quer o bem das escolas”. O governador disse, ainda, que “quem achar ruim que vá à Justiça”.

Sobre a conduta do secretário de Educação, Ibaneis disse que chamaria Rafael Parente para uma reunião ainda na manhã desta segunda (19), porque ele estaria “agindo de forma errada”.

A pasta havia divulgado – desde as primeiras votações – que estudantes, pais, professores e servidores iriam decidir democraticamente, por meio de votação, se o projeto deveria ser implementado em suas respectivas instituições.Estudante participa de votação para gestão compartilhada com PM em escolas do Distrito Federal.

No entanto, o governador argumentou que o processo de sábado, na verdade, se tratava de uma “consulta pública e não de uma eleição”. Dessa forma, para ele, o pleito teve apenas caráter consultivo.

“Na eleição, você tem que respeitar o resultado. Na consulta, você informa a sociedade. Não faz uma lavagem cerebral como aconteceu no Gisno”, apontou Ibaneis.

Com informações de G1

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você pode usar estas tags e atributos HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

*