«

»

mar 27 2019

Secretário de Fazenda do GDF diz que não há intenção de vender empresas estatais

O secretário de Fazenda, Planejamento, Orçamento e Gestão do GDF, André Clemente, descartou hoje (27) a possibilidade de o governo vender empresas estatais.

Ao contrário, disse acreditar “no fortalecimento das estatais”, ao responder à interpelação do presidente da Comissão de Economia, Orçamento e Finanças (CEOF), deputado Agaciel Maia (PR). O motivo da ida do secretário à CLDF foi a apresentação do relatório de gestão fiscal de 2018.

Clemente anunciou ainda que uma das medidas para captar ganhos para o Distrito Federal é a concessão de incentivos fiscais para instalação de novas empresas e indústrias, similar aos benefícios adotados pelos estados de Goiás, Mato Grosso e Mato Grosso do Sul.  Farmacêutica, veterinária e tecnologia são os segmentos preferenciais, segundo o secretário.

“Não vamos desprezar outras áreas, mas a ênfase será em indústrias limpas”, adiantou. Reduzir a burocracia, garantir a segurança jurídica e capacitar mão-de-obra são fatores necessários para atrair essas empresas para o DF, acrescentou.

O aumento de receitas concomitante à redução de inadimplência é uma meta da atual gestão da Secretaria. De acordo com os dados da subsecretaria do Tesouro, o ICMS foi a maior fonte de receita tributária do ano passado, responsável por 50,5% do total arrecadado com tributos, atingindo R$ 8 bilhões. Já a inadimplência estimada para o ano foi de R$ 502,8 milhões para os impostos sobre patrimônio. Na avaliação do secretário, a redução dos valores cobrados em tributos distritais poderá reduzir a inadimplência.

Ao ser indagado por Agaciel Maia sobre o risco de o governo invadir o limite prudencial neste ano, o secretário de Fazenda respondeu que “esse risco sempre existe”. Por outro lado, garantiu que “não serão feitos compromissos que não poderão ser honrados”, mesmo porque, segundo Clemente, “ninguém pode dar aquilo que não tem”.

Fonte: CLDF

Foto: Sílvio Abdon/CLDF

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você pode usar estas tags e atributos HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

*