«

»

fev 20

Segurança do DF não tem salvação

RENATO RIELLA
Trabalho há mais de 45 anos. Já estive de todos os lados. Nunca quis ter estabilidade, nem pensei em aposentadoria de servidor público. Preferi sempre o risco.

Por isso, com muita experiência, afirmo que o Estado deve adotar postura duríssima em relação aos policiais militares do Distrito Federal.

Digo mais: a Polícia Militar do DF, sendo menos corrupta do que a maioria das demais no Brasil, é paradoxalmente a mais condenada à extinção – porque se autocondenou.

A PM do DF não tem salvação. Foi quebrada a hierarquia, o respeito à farda, perdeu-se a vontade de trabalhar. Perderam-se também a visão de carreira, o respeito ao Estado e o bom senso.

Podem me criticar e dizer que nada sei – pois sei.

ACREDITEM: EXISTEM GREVES QUE FRACASSAM!

Fui presidente do Forum Nacional de Secretários do Trabalho durante quatro anos e negociei mais de 200 greves, inclusive fora de Brasília – inclusive ajudando o governo federal.

As reivindicações salariais têm regras, têm uma ética própria que, se não respeitada, elimina a instituição – e por conseqüência o emprego.

Uma das regras é: há greves bem sucedidas e greves fracassadas. A greve da PM do DF é fracassada.

Só resta aos integrantes dessa corporação aceitarem que perderam e voltarem a trabalhar.

Caso contrário, se são competentes, fortes, competitivos no mercado, devem pedir o boné e seguir adiante, para desafios em outras praças. O Brasil está em situação de quase pleno emprego!

Já fiz isso muitas vezes na vida. Insatisfeito, fui embora, para ganhar menos, até me recuperar. É mais honesto proceder assim do que ficar sabotando uma instituição que não quer atender às reivindicações.

O PM quer ter estabilidade, garantia de uma ótima aposentadoria, perspectiva de crescimento numa carreira (o cara da iniciativa privada não tem perspectiva de nada), status na sociedade, etc.

Se é assim, que se contente com a situação momentânea do emprego. Caso contrário, saia – peça demissão.

SOLDADO COM NÍVEL SUPERIOR? RIDÍCULO

Previ a crise da PM há alguns anos, quando comandantes irresponsáveis fizeram editais de concurso para policiais militares exigindo diploma de nível superior e eliminando a chance do acesso de garotos de segundo grau, que teriam muito orgulho de serem soldados.

O soldado que já entra na carreira com diploma de médico, engenheiro, agrônomo, arquiteto, etc, é um homem frustrado quando tem de policiar entrequadras ou controlar agitações de rua. Esse foi um erro de origem.

O certo é que está tudo errado mesmo. No momento, o governador Agnelo Queiroz não tem condição política nem financeira de dar aumento aos policiais militares do DF.

Se Agnelo e o Cabo Patrício fizeram 13 promessas não cumpridas, só resta à categoria não votar nunca mais neles.

Mas policiais militares não podem deixar o Estado concluir que a Polícia Militar do DF é inaproveitável – sem conserto.

E hoje a presidente Dilma Rousseff e os parlamentares dos 26 estados brasileiros sabem que a PM bem paga de Brasília não trabalha.

Se não trabalha, pra que mantê-la?

Breve teremos intervenção na Segurança do DF. Sou um cara bem informado e desde dezembro digo que a presidente Dilma não admite aumentar os salários em Brasília.

Querem desafiar? Aguardem!

CompartilheShare on FacebookTweet about this on TwitterShare on Google+

11 comentários

Pular para o formulário de comentário

  1. oliveira

    Riella,porque não te calas?

  2. Victor

    Fico impressionado em como você consegue falar tanta bobagem em apenas poucas linhas. isso sim é a arte da concisão, muita merda com pouco vernáculo.

  3. Juvenal de oliveira

    você foi perfeito em sua análise, o cidadão faz concurso para polícia militar e quer ganhar mais que um policial federal? como militares eles têm plano de saúde totalmente subsidiado, decontam muito menos IRRF E PREVIDÊNCIA SOCIAL. deveriam buscar melhorias dentro de sua própria instituição ou fazer concurso. eles não honram a farda e o juramento que fizeram, são traídores e merecem sofrer intervenção do exército e devidamente punidos.

    1. cms

      Boa tarde…..
      Parabéns riella, você achou um que tem a mesma visão limitada sua. Fala sem ter nenhum conhecimento de causa! O IRRF é descontado proporcionalmente a sua remuneração, se você ganha menos logo desconta-se menos, plano de saúde totalmente subsidiado quem foi que te disse isto? Na busca por melhorias o que quê você acha que estamos fazendo? SAIA DESTE “SENSO COMUM” e amplie a sua visão pois nem tudo que a mídia posta pode ser tido como uma verdade absoluta….

    2. OTONE FRANCISCO SOBRINHO

      PARA DE FALAR MERDA , SEU INVEJOSO,NÃO VEJO VC FALAR DA PCDF E NEM DA PF PORQUÊ?

  4. orcione jose de lima

    é tanta besteira que esse jornalista fala que impressiona, como pode uma figura desse ter exercido um dia cargo de secretário, passa -se a ser um caso pessoal, será que já teve o veículo rebocado para o depósito por um de nós, igual o outro jornalista só pode. O cara ter a asneira de dizer que a exigência de nível superior para soldado foi um equívoco só pode ser alienado. se aumenta o nivel de escolaridade logo presumi-se que tem mais discernimento para tratar o público com mais urbanidade e civilidade. é muito cara de pau continuar atacando os policiais do jeito que vem fazendo.

  5. Ricardo de jesus

    Eu acho que o srº deveria visitar o site da TRANSPARÊNCIA-df, para VÊ quem realmente ganha bem em brasília, e digo mais, um o policial militar é servidor “público” como os demais e merece respeito pela função que ocupa dentro da sociedade, pois quando se precisa de qualquer tipo de apoio la estão os policiais militares para resguardar os direitos individuais e coletivos da “sociedade”, contudo, ainda existe pessoas como o senhor que deve achar que o policial TÊM que ser analfabeto ou sem qualificação e haja como um boneco ao INTERESSE do estada, quando isto deveria ser o contrario este deveria GUARDAR os interesses da sociedade, e por fim todo trabalhador tem o direito de revindicar MELHORIAS e neste contexto “o policial esta inserido” ou o senhor pensar diferente, VOCÊ acha que o militar é um escravo subserviente do sistema fica a pergunta; no mais espero que os cidadãos VEJA que por TRÁS do homem fardado tem um pai de FAMÍLIA, um filho … e todas as OBRIGAÇÕES como qualquer um que esta inserido e convive em harmonia em uma sociedade ou o senhor pensa diferente; por estas e outras o senhor deveria ter um pouco mais de respeito quando se dirige a pessoas e não a uma instituição, pois o que é “realmente RIDÍCULO” são as suas comparações.

  6. OTONE FRANCISCO SOBRINHO

    a me esquec,i nem do detran, polícia legislativa, assenssorista do senado ou câmara, quer saber vai pro inferno!!!!

  7. cms

    Boa tarde….
    Eu posto aqui, na esperança que ele refute minhas indagações.
    Mas já percebi a tática dele. e só da uma olhada nos outro artigos dele (isto é se pode chamar isto de artigo). Só existe comentários nos que ele fala da pmdf.

  8. orcione jose de lima

    Esse juvenal é muito cara de pau concordar com esse jornalista deve um desses frustados que não conseguiu passar no concurso e fica aí criticando sem conhecimento de causa. è incrível o ser humano fazer um comentário deixam nós ou vão cuidar das suas vidas, quem aqui e contra os professores ganharem bem não somos loucos de pensar assim. toda categoria luta por melhorias, já conseguimos várias mas pode melhorar mais a última foi aproximar em termo de salário aos demais órgãos da segurança pública do df, que implicância burra essa de vocês com nós. Ser atacado covardemente assim é fogo, nunca vi esse jornalista criticar nenhuma categoria só a nossa. Já se foi o tempo que para entrar na pmdf quase não exigia escolaridade, para vocês que não sabem 80% tem curso superior, já se foi aquela época que se dizia assim ao policial que acabar de ingressar na corporação “quem mandou não estudar” aliás continua hoje ao ser reprovado “quem mandou não estudar”

  9. CB MODESTO 15 nos de pmdf e já sou cabo.

    RIELLA MUDA O FOCO DE SUAS POSTAGEM, ESTA DE ATACAR PMDF JÁ RUIU. JUVENAL VC JÁ DESCOBRIU SE ALGUM PMDF JÁ FOI PÉ DE PANO EM SUA CASA? TEM O MESMO PENSAMENTO ARCAICO DO JORNALISTA DESTE BLOG.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você pode usar estas tags e atributos HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>


*