«

»

jul 23 2015

SEMPRE NOTÍCIAS POSITIVAS SOBRE AS ÁGUAS DO DF

O Governo do DF está estabelecendo parceria com a empresa Itaipu Binacional para o desenvolvimento do programa Cultivando Água Boa no Distrito Federal. A Secretaria do Meio Ambiente está à frente desse esforço.

O programa de gestão ambiental e territorial da Itaipu Binacional foi reconhecido como o melhor programa do mundo em gestão integrada de água.

A ação foi premiada pela Organização das Nações Unidas (ONU), em março passado, na quinta edição do prêmio Water for Life, em Nova York, na categoria de melhores práticas de participação pública, educativas, de comunicação e/ou sensibilização.

Este é um tema de grande evidência no DF, onde haverá, no ano de 2018, o Forum Mundial das Águas, com participação de representantes de todo o mundo. A Adasa – Agência de Saneamento e Águas do DF – vem cuidando da organização desse importante evento.

Há grandes novidades ocorrendo em relação a este assunto. Por exemplo, Brasília vai começar a consumir, nos próximos meses, a água do Lago Paranoá.

Além disso, no primeiro semestre, vimos que as comportas da barragem do Descoberto foram abertas, pelo excesso de captação de águas. Esta realidade contrasta com a situação de seca em outras regiões do Brasil.

Brasília conta ainda com a cômoda esperança de poder usar, nos próximos anos, as águas do sistema Corumbá, em Goiás, que teoricamente asseguram o abastecimento no DF ao longo do século. Estão previstas obras caríssimas para alcançar esse patamar.

Outro fator positivo vem dos exames laboratoriais que técnicos da Universidade de Brasília fizeram nos últimos anos. Nesses testes, foi atestado que a água servida nas torneiras do DF é ótima para uso pela população, até mesmo para o consumo humano.

Tudo isso pode ser reforçado com esta parceria proposta, trazendo-se a Brasília a experiência de Itaipu.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você pode usar estas tags e atributos HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

*