«

»

maio 15 2018

Setor de serviços acumula queda de 1,5% no trimestre, diz IBGE

serviços 2

O setor de serviços recuou 0,2% em março na comparação com fevereiro, segundo levantamento divulgado hoje (15) pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Em comparação com março do ano passado, a queda foi maior, de 0,8%.

No acumulado no primeiro trimestre, o indicador de atividade de serviços caiu 1,5%, na comparação com o mesmo período do ano anterior. Já na comparação com o quarto trimestre, houve queda de 0,9%, levando o setor de volta para o vermelho, após avanço de 0,5% no trimestre imediatamente anterior.

No acumulado em 12 meses, o índice está negativo desde junho de 2015 e encerrou março com recuo de 2%. Porém, o ritmo desta queda tem desacelerado desde abril de 2017, quando ficou em -5,1%.

De acordo com o gerente nacional da pesquisa, Rodrigo Lobo, os últimos resultados mostram que o setor de serviços, “depois de ter atingido em março de 2017 o ponto mais baixo de sua série histórica, ainda não conseguiu se recuperar inteiramente”.

Na comparação interanual (mês contra igual mês do ano anterior), o setor de serviços mantém taxas negativas há três anos. “Dos últimos 36 resultados, apenas dezembro do ano passado foi positivo, depois de 32 resultados negativos consecutivos, e os três resultados deste ano continuaram negativos”, disse.

Na análise por setores, houve queda em três das cinco atividades pesquisadas. O maior recuo foi verificado nos serviços profissionais, administrativos e complementares (-1,8%), seguido pelos segmentos de transportes, serviços auxiliares aos transportes e correio (-0,8%) e outros serviços (-0,4%).

Por outro lado, tiveram alta os serviços de informação e comunicação (2,3%) e os serviços prestados às famílias (2,1%). Apesar da recuperação em março, os serviços prestados às famílias acumularam queda de 2,4% no 1º trimestre.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você pode usar estas tags e atributos HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

*