«

»

dez 28 2021

Setores de comércio e serviços perdem fôlego em dezembro, segundo a FGV

GDF prorroga pagamento de IPTU para salões de beleza – Agência Brasília

Os índices de confiança do comércio e de serviços, divulgados pelo Instituto Brasileiro de Economia da FGV (FGV IBRE), perderam força em dezembro. O Índice de Confiança do Comércio caiu 2,7 pontos no último mês do ano, ao passar de 88,0 para 85,3 pontos, menor nível desde abril de 2021 (84,1 pontos).

O Índice de Confiança de Serviços caiu 1,3 ponto em dezembro, para 95,5 pontos, a segunda queda consecutiva.

Em dezembro, houve queda em cinco dos seis principais segmentos do setor de comércio. O recuo no mês foi resultado da piora da percepção sobre o momento presente e das expectativas em relação aos próximos meses.

“Com mais uma nova queda, a confiança do comércio termina 2021 com perda acumulada de 6,4 pontos. O resultado de dezembro é influenciado principalmente pela percepção de piora no volume de demanda pelo quinto mês consecutivo, sugerindo que, apesar da melhora da pandemia, o setor continuando sentindo os efeitos negativos da baixa confiança do consumidor, lenta recuperação do mercado de trabalho, alta inflação e juros em alta. As expectativas também pioraram sugerindo que o início do próximo ano deve ser desafiador, sem perspectivas de retorno da trajetória de recuperação que vinha ocorrendo até o terceiro trimestre desse ano “, avalia Rodolpho Tobler, economista do FGV IBRE.

Já a queda da confiança em serviços no último mês do ano foi resultado de uma ligeira piora na avaliação sobre o momento atual e redução das expectativas.

“A recuperação da confiança de serviços, que vinha ocorrendo ao longo de 2021, parece perder força no final do ano. Em dezembro, o resultado negativo foi influenciado por uma ligeira piora na demanda no momento e diminuição das expectativas sobre os próximos meses. Apesar do programa de vacinação seguir avançando, o cenário para os próximos meses ainda parece muito incerto, principalmente pelo ambiente macroeconômico mais frágil e a dúvida sobre nova variante “, avaliou Rodolpho Tobler, economista do FGV IBRE.

Fonte: g1

Foto: Agência Brasil

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você pode usar estas tags e atributos HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

*