«

»

fev 17 2016

SIGILO BANCÁRIO É TEMA POLÊMICO APRECIADO PELO SUPREMO ESTA SEMANA

No momento em que a Receita Federal passa a ter acesso às transações bancárias acima de R$ 2 mil, valor muito baixo, o Supremo Tribunal Federal (STF) deu início hoje (17) ao julgamento de cinco processos que tratam sobre sigilo bancário.

As ações questionam a validade da Lei Complementar nº.105/2001 e a possibilidade de transferência de informações para a Receita Federal sem prévia autorização judicial.

O advogado Ricardo Martins, que representa um contribuinte, defendeu a necessidade da autorização judicial prévia.

“Se todos os dados dos contribuintes ficarem à disposição da autoridade fiscal sem a prévia autorização do Poder Judiciário, os contribuintes permanecerão em um estado de fiscalização contínua”.

Para o advogado, o entendimento fere o direito de proteção ao sigilo bancário. Martins argumentou ainda que, além da Receita Federal, outros agentes estaduais também teriam acesso automático a dados sem autorização, banalizando assim o acesso às informações.

Já o procurador-geral da República, Rodrigo Janot, defendeu que não se trata de quebra de sigilo, mas sim de extensão do sigilo.

“Não há aqui quebra de sigilo. O que existe aqui é a transferência de sigilo, fixando o sigilo para o destinatário daquela transferência. E veja a curiosidade: um dos destinatários, que estamos tratando aqui com mais vigor, a Receita Federal, ela é destinatária de um sigilo e ela tem obrigação de sigilo das próprias informações tributárias que ela dispõe”, disse.

Janot disse ainda que para o Ministério Público Federal (MPF), a lei complementar está de acordo com a Constituição Federal.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você pode usar estas tags e atributos HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

*