«

»

ago 15 2019

Sim, eu choro por você Argentina

MARIO VARGAS LLOSA

A Argentina, um país que era democrático quando três quartos da Europa não eram, um país que era um dos mais prósperos da terra quando a América Latina era um continente de fome, de atrasados.

O primeiro país do mundo que acabou com o analfabetismo não foi os Estados Unidos, não foi a França, foi a Argentina com um sistema educativo que era um exemplo para todo o mundo.

Aquele país que era um país de vanguarda como pode ser que seja o país empobrecido, caótico, subdesenvolvido que é hoje? O que aconteceu? Alguém o invadiu? Vocês estiveram com certeza em alguma guerra terrível?

Não, os argentinos se fizeram isso eles mesmos. Os argentinos escolheram ao longo de meio século as piores opções.

Como é que isso se entende? Um país com pessoas cultas, absolutamente privilegiado, uma minoria de habitantes em um enorme território que concentra todos os recursos naturais. Por que não são o primeiro país da terra? Por que não têm o mesmo nível de vida que a Suécia, que a Suíça?

Porque os argentinos não quiseram. Eles quiseram, em vez de serem pobres, seguir os ” Chefes ” de pacotilha, ” salvadores ” de porcaria, loucos, loucos pelo seu mesmo ódio a tudo o que for diferente da sua loucura.

Eles quiseram viver sob ditaduras, eles quiseram viver dentro do mercantilismo mais pavoroso. Há nisto uma responsabilidade do povo argentino.

Para mim, é assustador o que aconteceu na Argentina. A primeira vez que fui lá fiquei maravilhado. Um país de classes médias, onde não havia pobres no sentido latino-Americano da pobreza.

Como foi possível chegar à presidência um casal tão diabólico, manipuladores, populistas em grau extremo, corruptos de rua como os kirchner governando esse país?. Pelo menos já um não está!

Esperemos que a que fica não possa continuar a afundar aquele outrora grande país argentino!

No entanto, a julgar pelos seus diabólicas relacionamentos estrechísimas com o maníaco, pária, fera troglodita, da extinta e queridíssima República da Venezuela, tudo parece indicar que agora “Cristinita” se juntará ainda mais a esse escória, aprendiz de dictadorzuelo, que já bastante lhe financiou o seu mandato à costa do nobre mas incompreensivelmente inerte povo venezuelano.

Que degradação política, que degradação intelectual! Argentina e Venezuela, dois países extraordinários destroçados por um monte de demoníacos loucos!!!

É por isso que eu me pergunto como isso é possível?

Mario Vargas llosa – Madrid, Espanha

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você pode usar estas tags e atributos HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

*