«

»

mar 05 2021

STF manda Câmara votar abertura de processo contra Bolsonaro

O ministro Marco Aurélio, do STF (Supremo Tribunal Federal), mandou a Câmara dos Deputados votar abertura de um processo contra o presidente da República, Jair Bolsonaro.

A decisão do magistrado se deu após o governador do Maranhão, Flávio Dino (PCdoB), ter protocolado queixa-crime por calúnia contra o chefe do Executivo nacional.

Segundo o governador maranhense, em 21 de outubro de 2020, durante entrevista à Rádio Jovem Pan, Bolsonaro disse que deixou de comparecer a um evento evangélico no município de Balsas (MA) com recusa de Dino em ceder força policial para garantir segurança à comitiva presidencial. A afirmação foi propagada em perfis de redes sociais e grupos de WhatsApp.

“O juízo político de admissibilidade, por dois terços da Câmara dos Deputados, considerada acusação contra o Presidente da República, precede ao técnico-jurídico, pelo Supremo, concernente ao recebimento da queixa-crime. Somente após autorização da Câmara dos Deputados é adequado dar sequência à persecução penal no âmbito do Tribunal”, complementou o ministro em sua decisão.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você pode usar estas tags e atributos HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

*