«

»

jan 30 2019

Suprema Corte proíbe Guaidó de deixar a Venezuela

O Supremo Tribunal de Justiça da Venezuela (TSJ), que apoia o governo proibiu o autoproclamado presidente interino, Juan Guaidó, de deixar o país e congelou suas contas, ao ser investigado por “usurpar” as funções do presidente Nicolás Maduro.

O plenário ordenou a “proibição de saída do país sem autorização até que a investigação termine” e de transação de bens, além do bloqueio de contas, disse o presidente do TSJ, Maikel Moreno, ao acolher uma solicitação feita mais cedo pelo procurador-geral, o chavista Tarek William Saab.

A corte aceitou também “o bloqueio de contas bancárias ou qualquer outro instrumento financeiro” do líder opositor “no território venezuelano”, acrescentou Moreno em uma breve declaração à imprensa.

Depois de tomar ciência da solicitação do procurador-geral ao TSJ, Guaidó disse não estar surpreso, por considerar que a medida faz parte de uma rede de “ameaças” contra ele e o Parlamento de maioria opositora, do qual é presidente.

“Não estou desestimando uma ameaça de prisão, não quero que se tome assim de nossa parte. Muito responsavelmente digo a vocês que (não há) ‘nada de novo sob o sol’. Lamentavelmente, é um regime que não dá resposta ao venezuelano, a única resposta é perseguição, repressão”, disse.

Guaidó, de 35 anos, se autoproclamou em 23 de janeiro depois que o Congresso declarasse Maduro “usurpador” por assumir em 10 de janeiro um segundo mandato que – como grande parte da comunidade internacional – considera ilegítimo por ser resultado de eleições denunciadas como “fraudulentas”.

Fonte AFP

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você pode usar estas tags e atributos HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

*