«

»

mar 30 2021

Taxa de Desemprego cresce no DF, com leve redução na periferia de Brasília

A Pesquisa de Emprego e Desemprego (PED) do Distrito Federal e Área Metropolitana de Brasília divulgada hoje (30), pela Companhia de Planejamento do DF e pelo Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos – Dieese, mostram que a taxa de desemprego total cresceu, ao passar de 18,1% para 18,6%, entre janeiro e fevereiro de 2021.

Segundo suas componentes, a taxa de desemprego aberto aumentou de 15,4% para 16,0%, e a de desemprego oculto variou de 2,7% para 2,6%. A taxa de participação – proporção de pessoas com 14 anos e mais incorporadas ao mercado de trabalho como ocupadas ou desempregadas – passou de 64,0% para 63,8%.

O contingente de desempregados aumentou, como resultado da ligeira redução do nível de ocupação (menos nove mil ocupados) e da relativa estabilidade da População Economicamente Ativa – PEA (menos três mil pessoas estavam no mercado de trabalho da região). Por sua vez, a pequena diminuição no contingente de ocupados decorreu do decréscimo no número de postos de trabalho no setor de serviços e entre os assalariados públicos e privados.

Segundo Clarissa Schlabitz, diretora de estudos e pesquisas socioeconômicas da Codeplan, “os resultados mostram estabilidade do mercado de trabalho na área metropolitana de Brasília, registrando pequeno aumento da taxa de desemprego no Distrito Federal de um lado, e, de outro lado, uma redução dessa taxa na periferia metropolitana, puxada, principalmente pela indústria de transformação e pela construção” explicou.

Em relação à região metropolitana, a pesquisa mostra que a taxa de desemprego total diminuiu, ao passar de 23,8% para 23,3%, entre janeiro e fevereiro de 2021. No mesmo período, observou-se crescimento do nível de ocupação em proporção maior que o aumento da PEA, o que resultou no declínio do contingente de desempregados.

Com informações de Ascom/Codeplan

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você pode usar estas tags e atributos HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

*