«

»

set 28 2021

Taxa de desemprego diminui no Distrito Federal, em relação a agosto de 2020

As informações da Pesquisa de Emprego e Desemprego no Distrito Federal – PED-DF, realizada pela Coeplan e Dieese, mostram que a taxa de desemprego total diminuiu de 19,1% para 18,2%, entre agosto de 2020 e de 2021.

No mesmo período, a taxa de participação – proporção de pessoas com 14 anos e mais incorporadas ao mercado de trabalho como ocupadas ou desempregadas – cresceu, ao passar de 61,6% para 65,9%.

Nos últimos doze meses, o contingente de desempregados cresceu, como resultado do aumento da População Economicamente Ativa – PEA (137 mil pessoas entraram no mercado de trabalho) em número superior ao acréscimo do nível ocupacional (126 mil postos de trabalho).

O aumento na ocupação derivou do crescimento nos serviços, no comércio e reparação e na construção; e, segundo a forma de inserção, do crescimento do trabalho autônomo, do emprego doméstico e do assalariamento privado com e sem carteira de trabalho assinada, além do agregado demais posições.

Em relação a julho de 2021, a Taxa de desemprego Total permaneceu estável em 18,2% da PEA. A taxa de participação cresceu, ao passar de 65,4% para 65,9%. Neste mesmo período, o contingente de desempregados aumentou, como resultado do acréscimo  da População Economicamente Ativa – PEA (15 mil pessoas entraram no mercado de trabalho) em número maior que o aumento do nível de ocupação (mais 12 mil postos de
trabalho).

Por sua vez, o aumento do contingente de ocupados decorreu do crescimento no número de postos de trabalho no setor de serviços, na construção e no comércio e reparação, assim como do aumento entre os assalariados do setor público e dos trabalhadores autônomos. Inclui empregadores, donos de negócio familiar, trabalhadores familiares sem remuneração, profissionais liberais e outras posições
ocupacionais

Em agosto de 2021, o mercado de trabalho do Distrito Federal agregava 1.671 mil pessoas como ocupadas ou desempregadas, volume acima do observado no mês anterior.

No mesmo período, a taxa de participação aumentou, ao passar de 65,4% para 65,9% da PEA local

Fonte:Codeplan.DF/Ascom

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você pode usar estas tags e atributos HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

*