«

»

jan 19 2015

TAXA DE JUROS DEVE CHEGAR A 12,25%

Vai piorar! Está piorando! Analistas do mercado financeiro, consultados pelo Banco Central (BC), esperam elevação de 0,5 ponto percentual na taxa básica de juros, a Selic, na reunião do Comitê de Política Monetária (Copom) marcada para amanhã (20) e quarta-feira (21).

A taxa básica está em 11,75% ao ano. Com o ajuste previsto pelo mercado, ficaria em 12,25% ao ano pelos próximos 45 dias.

Ao fim de 2015, a expectativa do mercado é que a Selic chegue a 12,5% ao ano.

Na última reunião de 2014, o Copom intensificou o aperto monetário, com elevação de 0,5 ponto percentual na Selic. No encontro anterior, em outubro, o aumento havia sido de 0,25 ponto percentual.

Apesar da intensificação e das previsões do mercado, o BC sinalizou que pretende ter cautela com os juros, mas 12,25% já é um percentual alto demais, o mais elevado do planeta.

A taxa Selic é considerada o principal instrumento do BC para manter a inflação oficial, medida pelo Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA), dentro da meta estabelecida pela equipe econômica.

O centro da meta da inflação corresponde a 4,5%, com tolerância de dois pontos percentuais para cima ou para baixo. O BC espera levar a inflação ao centro em 2016, mas fechou o ano de 2014 com percentual próximo de 6,5%, o teto da meta.

Quando o Copom  aumenta a Selic, o objetivo é conter a demanda aquecida. Isso reflete nos preços, pois os juros mais altos encarecem o crédito, mas estimulam a poupança, que passa a oferecer taxas mensais mais atrativas.

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você pode usar estas tags e atributos HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

*