«

»

fev 24 2014

Taxa de juros pode subir para 10,75%

A taxa de juros do Brasil, a Selic, deve subir 0,25 ponto percentual, na reunião do Comitê de Política Monetária (Copom) do Banco Central (BC), marcada para amanhã (25) e quarta-feira (26). A previsão é de instituições financeiras consultadas todas as semanas pelo BC sobre os principais indicadores econômicos, que prevêem taxa de 10,75% esta semana.

Atualmente, a Selic está em 10,5% ao ano. E a previsão do mercado financeiro é que a taxa continue a subir e feche 2014 em 11,25% ao ano.

Em 2015, a previsão é que haja novos ajustes na Selic, que poderá encerrar o período em 12% ao ano.

Vale lembrar que, na campanha eleitoral de 2010, a candidata Dilma Rousseff prometeu que baixaria a taxa de juros para a faixa de um dígito (abaixo de 10%).

Ela conseguiu cumprir essa promessa, mas desde o ano passado os juros voltaram a subir, para conter o crescimento da inflação.

A Selic é usada nas negociações de títulos públicos no Sistema Especial de Liquidação e Custódia (Selic) e serve de referência para as demais taxas de juros da economia.

Quando o Copom aumenta a Selic, o objetivo é conter a demanda aquecida e isso gera reflexos nos preços, porque os juros mais altos encarecem o crédito e estimulam a poupança.

Já quando o Copom reduz os juros básicos, a tendência é que o crédito fique mais barato e há incentivo à produção e ao consumo. Entretanto, a medida alivia o controle sobre a inflação, que tende a crescer.

A previsão das instituições financeiras é que a inflação (o IPCA) feche 2014 em 6%. Essa foi a segunda alta seguida na projeção. Na semana passada, a previsão era 5,93%. Para 2015, a estimativa segue em 5,70%, há quatro semanas.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você pode usar estas tags e atributos HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

*