«

»

nov 22 2017

Temer tenta salvar Reforma da Previdência ao jantar com 200 deputados

download

O presidente Michel Temer chegou a lavar as mãos sobre a Reforma da Previdência, dizendo que não tinha o apoio do povo, da imprensa e dos parlamentares, mas voltou atrás. Não pode ser subestimado nesta ofensiva para aprovar um projeto pelo menos razoável.

Hoje ele faz uma ofensiva poderosa, oferecendo jantar a deputados da base aliada, quando terá a oportunidade de defender diretamente sua proposta, a ser votada no início de dezembro (já há um consenso de que a votação em Senado ficará para 2018).

No Blog do Valdo Cruz e em outras publicações há o consenso de que o Palácio do Planalto ainda não possui os 308 votos necessários na Câmara, mas a capacidade de Michel Temer para mexer com interesses dentro do Parlamento não pode ser subestimada, esperando-se mais de 200 deputados no jantar de hoje.

Durante a reunião, o relator da reforma da Previdência, deputado Arthur Maia (PPS-BA),  apresentará a versão mais enxuta da reforma.

O governo não abre mão de três pontos: idade mínima de 65 para homens e 62 para mulheres, regra de transição de 20 anos e unificação dos sistemas de aposentadoria dos setores público e privado.

Temer acha que o novo texto deve garantir uma economia de R$ 468 bilhões num prazo de dez anos, menos do que a previsão original, de R$ 760 bilhões. “Mas é melhor do que nada”, tem dito.

O Planalto convidou economistas para explicarem a reforma, como  Marcos Lisboa, Samuel Pessoa e José Márcio Camargo.

A Reforma da Previdência, junto com a recuperação da economia, daria ao presidente Temer um balanço de governo muito bom ao final de 2018. Este é o raciocínio de todos os que vivem no Palácio do Planalto.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você pode usar estas tags e atributos HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

*