«

»

abr 30 2019

Termina hoje, às 23h 59mim e 59s, o prazo para entregar o Imposto de Renda

Resultado de imagem para leão bravo do ir

Atenção, quem ainda não entregou a declaração do Imposto de Renda 2019, só tem até hoje às 23h59min59s e quem não entregar vai no prejuízo.

Para começar, quem tem que declarar e não o fizer no final do dia precisa pagar uma multa de no mínimo R$ 165,74 e de no máximo 20% do imposto devido.

Além disso, após cerca de um ano da ausência da declaração, o CPF (Cadastro de Pessoas Físicas) passa a ter o status de “pendente de regularização”, o que já causa diversos transtornos para o contribuinte.

Entre os problemas que pode ter, o contribuinte com o CPF irregular não tem mais acesso ao crédito: não consegue mais fazer empréstimo, financiamento, comprar casa, carro.

O CPF irregular também impede de tirar passaporte, obter certidão negativa para venda ou aluguel de imóvel e até mesmo prestar concurso público. Sem falar nos problemas para movimentar a conta no banco, que pode até mesmo ser bloqueada.

Essas dificuldades podem começar até mesmo antes do CPF ficar irregular. Um exemplo: os bancos costumam pedir a declaração do IR atualizada para conceder empréstimos, pois essa é uma das maneiras de avaliar a capacidade de pagamento da pessoa. Sem esse instrumento, essa avaliação já fica prejudicada e o empréstimo pode não ser concedido.

Para regularizar o CPF que está pendente de regularização é preciso fazer a declaração que ficou faltando. A Receita disponibiliza o programa para declaração dos últimos cinco anos.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você pode usar estas tags e atributos HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

*