«

»

jun 24 2021

Toque de recolher no DF passa a ser de 1h às 5h; bares e restaurante podem funcionar até meia-noite

O toque de recolher no Distrito Federal passa a ser das 1h às 5h, a partir de hoje (24). Até então, a medida ia da meia-noite até 5h.

A nova regra foi publicada em edição extra do Diário Oficial do Distrito Federal, hoje, pelo governador Ibaneis Rocha (MDB). O novo decreto também amplia, em uma hora, a venda de bebidas alcoólicas e o funcionamento de bares de restaurantes.

O recolhimento noturno é uma das medidas de prevenção ao contágio do novo coronavírus, em vigor na capital desde março. A norma exige o fechamento do comércio e proíbe a circulação de pessoas, exceto as que precisam se dirigir para casa após o trabalho ou para atendimento médico.

Inicialmente, a restrição começava às 20h, mas houve flexibilizações nos últimos meses.

Em coletiva, o chefe da Casa Civil, Gustavo Rocha, foi questionado sobre a eficácia da medida, considerando que, atualmente, funciona no horário de descanso para maioria da população. “Esse recolhimento é dirigido às pessoas que deveriam estar dormindo mas não estão, preferem estar aglomerando”, respondeu.

Com a redução do toque de recolher, alguns supermercados também podem funcionar até uma hora mais tarde. Os estabelecimentos estão autorizados a abrir conforme horário autorizado em alvará, respeitando o período de recolhimento.

O comércio de bebidas alcóolicas passa a ser proibido a partir da meia-noite – antes, a restrição ocorria às 23h. Já os bares e restaurantes poderão funcionar de 11h até meia-noite – antes era até 23h.

Com a medida, as entregas realizadas por serviço de delivery poderão ser realizadas até 1h, desde que a encomenda tenha sido realizada até meia-noite.

Com informações de G1

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você pode usar estas tags e atributos HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

*