«

»

abr 20 2015

TRAGÉDIAS DE MIGRANTES NO MEDITERRÂNEO ASSUSTAM A EUROPA

Bruxelas – O presidente do Conselho Europeu, Donald Tusk, pretende convocar uma reunião de emergência dos chefes de Estado e de governo da União Europeia (UE), após o naufrágio no Mediterrâneo de uma embarcação com mais de 700 migrantes, com destino a Itália.

Tusk escreveu, nas redes sociais, que conversou com o primeiro-ministro de Malta  e que continuará conversando com líderes europeus, com a Comissão Europeia e com outros organismos para “atenuar” situações como essa.

Uma decisão final sobre a marcação da reunião dependerá do rumo das conversas que Tusk terá nesta fase inicial, de acordo com o porta-voz do Conselho Europeu, Preben Aamann, citado pela agência France Press.

O primeiro-ministro italiano, Matteo Renzi, já havia pedido uma reunião urgente. “Não estamos falando de coisas banais, mas de vidas humanas”, disse Renzi, considerando que o tráfico de pessoas é “um flagelo” para a Europa.

Cerca de 700 migrantes estão desaparecidos no Mediterrâneo, depois que o barco em que viajavam, com destino à Itália, ter naufragado a 60 milhas da costa da Líbia.

Em comunicado, a organização Save the Children também já tinha pedido uma reunião de líderes dos países da UE, no prazo máximo de 48 horas, para análise da situação relacionada à imigração.

Também ministros alemães, entre eles o vice-chanceler Sigmar Gabriel, apelaram ao combate a nível europeu contra as “criminosas” redes de tráfico de imigrantes.

De acordo com balanço oficial divulgado no fim da tarde de domingo, 28 pessoas sobreviveram. (Site Portugal Digital)

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você pode usar estas tags e atributos HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

*